facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 10 de Setembro de 2025
10 de Setembro de 2025

06 de Junho de 2013, 12h:59 - A | A

POLÍTICA / VEJA O VÍDEO

Mendes pede que 470 famílias desocupem casas; clima é tenso

"O Legislativo vai apoiar os moradores porque não são bandidos e sim trabalhadores que querem o mínimo de dignidade e um local para morar”, disse o presidente da Câmara João Emanuel

ANA ADÉLIA JÁCOMO



A Prefeitura de Cuiabá tenta despejar cerca de 470 famílias que moram no bairro Doutor Fábio II por conta de problemas com a regularização fundiária. O chefe do Executivo Mauro Mendes (PSB) teria o objetivo de construir uma cohab no local, no entanto, os moradores afirmam que foram enganados pelos funcionários do Palácio Alencastro.


A denúncia é feita por João Batista Bastos de Matos, um dos líderes comunitários da região. Segundo ele, as famílias foram convidadas a assinas papéis de um suposto cadastramento para regularização fundiária, quando na verdade assinaram notificação para reintegração de posse no prazo de 72 horas. “Fomos enganados e ficamos desesperados porque a gente não tem para onde ir”, afirma.


Cerca de 200 família atingidas pela medida compareceram ao Legislativo cobrando apoio aos vereadores, que usaram a sessão plenária desta quinta-feira (6) para anunciar que irão marcar uma reunião com o prefeito, a fim de mediar a crise no bairro. Segundo informações preliminares, Mendes teria concordado em receber os moradores do Doutor Fábio nesta sexta-feira (7).


O clima de tensão na área se torna ainda mais insustentável diante de diversos documentos apresentados pelos moradores. Há empresas que possuem Álvara de Funcionamento deste ano, ou seja, o terreno é reconhecido pela Prefeitura como comércio. Além disso, contas de IPTU são apresentados, assim como de água e luz.


O problema veio à tona depois que o vereador Onofre Júnior (PSB), primeiro vice-presidente da Câmara, recebeu três moradores relatando o problema nessa quarta-feira (05). Ele foi então ao bairro, reuniu-se com moradores e reservou a tribuna livre dessa quinta para que João Batista expusesse o problema.


De acordo com o líder do Executivo na Câmara, Leonardo Oliveira (PTB), a Prefeitura quer a reintegração de posse para garantir recursos da segunda etapa do Programa Aceleração do Crescimento (PAC 2) e garantir a entrega de 472 casas construídas com recursos do Governo Federal.


“Mas está sendo uma insanidade a forma como querem fazer isso com os moradores. Além do mais, isso tem que ser discutido com bastante transparência porque, nos dias de hoje, o direito à moradia prevalece em relação ao direito à propriedade e quem está lá não é grileiro. São trabalhadores que compraram os imóveis há anos e até receberam alvará da prefeitura para construir no local”, afirma Onofre Júnior.


O presidente da Câmara, João Emanuel (PSD), lembra que, quando era secretário municipal de Habitação, no ano de 2009 chegou a intermediar a doação da área de aproximadamente 300 hectares para o município. “O Legislativo vai apoiar os moradores porque não são bandidos e sim trabalhadores que querem o mínimo de dignidade e um local para morar”.


Confira o vídeo da tentativa de desocupação da área:

Comente esta notícia

consiência tranquila e revolta apenas co 06/06/2013

To revoltada sim, tenho família neste local, três tios que eu presenciei a compra e a construção da casinha deles no local..... Agora vem esse prefeitinho desabrigar centenas de famílias pra construir cohab, hááá pelo amor de deus né gente, esse prefeitinho não esta conseguindo dar conta nem dessas horríveis obras da copa que cada vez mais destrói nossa Cuiabá, muito menos conseguir construir uma cohab... É MAIS UMA DESCULPA PARA DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO.. TOMA OS QUE VOTARAM NELE, E MUITOS DAÍ DESTE BAIRRO BATIAM NO PEITO E DIZIA MAURO MENDES NA CABEÇAAA!! TOMA TOMA TOMA... GRAÇAS A DEUS EU NÃO VOTEI NELE.. SINTO REVOLTA POR TER ESTE HOMEM EM PODER DA PREFEITURA, MAS ALIVIADA POR NÃO TER GASTADO MINHAS LINDAS DIGITAIS NA URNA VOTANDO NESSE MONSTRO.

positivo
0
negativo
0

1 comentários