facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 09 de Setembro de 2025
09 de Setembro de 2025

21 de Dezembro de 2012, 08h:58 - A | A

POLÍTICA / TRAINDO O ELEITOR

Malheiros confirma que não cumpre mandato de vice-prefeito

Nos bastidores, a informação é que Malheiros teria pressionado Mendes por cargos e uma grande soma em dinheiro envolvida na história; mal começo para uma gestão tida como "esperança de modernidade"

ANA ADÉLIA JÁCOMO



 

O vice-prefeito eleito de Cuiabá João Malheiros (PR) anunciou oficialmente a seu partido que irá renunciar ao posto no Palácio Alencastro. Ele irá voltar à Assembleia Legislativa e terminar seu mandato de deputado estadual, que ainda durará mais dois anos.


Durante cerimônia de diplomação dos eleitos, nesta quarta-feira, 19, o republicano deu os primeiros sinais evidentes de que não cumpriria com o propósito de ser vice-prefeito ao lado do prefeito eleito Mauro Mendes (PSB).


Na oportunidade, ele afirmou que não estava satisfeito com o papel secundário de um vice. (Leia mais AQUI). Na noite desta quinta-feira, 20, ele reuniu-se com os seis deputados estaduais da legenda e com o presidente estadual e deputado federal Welington Fagundes, para anunciar a decisão.


Nos bastidores, a informação é que Malheiros teria pressionado Mendes para conseguir muitos cargos em seu staff, na tentativa de acomodar os apadrinhados. Há ainda rumores mais intensos sobre um possível montante que estaria sendo exigido pelo republicano.


A reportagem tentou manter contato telefônico com toda bancada do PR, mas apenas o deputado Emanuel Pinheiro atendeu. No entanto, ele disse que estava em reunião e que não podia conceder entrevista naquele momento.


ENTENDA O CASO

 


A atitude de Malheiros causou espanto, uma vez que ele disputou com “unhas e dentes” o posto de vice com o vereador Francisco Vuolo (sem partido). O PR já havia lançado uma candidatura própria endossada pelo senador Blairo Maggi, com Vuolo de cabeça de chapa, contudo, após articulações e muitas reuniões Malheiros conseguiu derrubar o colega e abandonou o cargo de secretário estadual de Cultura para entrar na campanha.


O racha foi tão profundo, que durante a convenção os candidatos a vereadores ameaçaram abandonar a disputa caso Malheiros fosse indicado para ser vice de Mendes. Mais uma vez as costuras internas venceram e Vuolo foi derrotado internamente. Profundamente magoado e prejudicado politicamente, ele optou por deixar o PR.


Durante a campanha, Mauro Mendes precisou se esforçar muito para tirar a mácula de que ele abandonaria a prefeitura e ingressaria na disputa pelo Governo do Estado, posto que o esforço do PR para viabilizar um vice a ele foi encarada com estranheza e desconfiança. Agora, Mendes terá que desenvolver seu mandato ao lado do presidente da Câmara.


A disputa pelo posto está concentrada entre Júlio Pinheiro (PTB) e João Emanuel (PSD). O vereador eleito Onofre Júnior (PSB) corre por fora e tenta viabilizar-se com a ajuda de Mendes.

Comente esta notícia

Sebastião 21/12/2012

Ainda bem que eu não votei no Mauro por causa desse indivíduo que não honra o voto daqueles que ao contrário de mim, votaram no candidato a vice-prefeito, o senhor João Malheiros. Se não tinha competência para ser um vice e ajudar, que não se candidatasse. Aliás, essa foi a única burrada que o Mauro (ou o seu partido) fez na corrida ao palácio Alencastro. Fique com o seu mandatinho de deputado, pois certamente lhe rende mais com o salário pomposo que é o de um deputado estadual. Mas que nas próximas eleições, o povo cuiabano e mato-grossense se lembrará do então vice-prefeito que ABANDONOU o posto e foi viver de salário de deputado. #fail

positivo
0
negativo
0

Henrique 21/12/2012

Não sei quem é o mais Debochado, esse Cidadão ou os Eleitores que votam nele. Nesse ponto o Ludio levava vantagem, pois o FAIAD é muito mais aguerrido. A proposito TRE e emissoras de televisões vcs deveriam realizar debates entre os vice eu particularmente nunca vi esse tal de "Malheiros" falar.

positivo
0
negativo
0

Cristiano Peres 21/12/2012

Graças a Deus. É o melhor presente que Cuiabá poderia ter no final deste ano. Deus é mesmo Pai! Essa pessoa não tem nada a ver com nossa capital, além de não valorizar os cuiabanos como ele mesmo é. Malheiros fora é Mauro Mendes com sorte. Repito: Graças a Deus esse cara não vai ser o vice-prefeito.

positivo
0
negativo
0

3 comentários