facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 11 de Setembro de 2025
11 de Setembro de 2025

13 de Agosto de 2013, 14h:41 - A | A

POLÍTICA / BUFFET DE R$ 7,7 MILHÕES

Cancelamento de licitação “esfria” sabatina de Ságuas na Assembleia

A Seduc pretendia organizar um curso de formação continuada para 2.100 professores estaduais. Os serviços seriam de fornecimento de almoços, jantares e coffee-breaks.

ANA ADÉLIA JÁCOMO



Prestes a deixar o comando da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Ságuas Moraes (PT) esteve na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (13) para prestar esclarecimentos ao deputado Airton Português (PSD) sobre o contrato de R$ 7,7 milhões com as empresas Ana Paula Farias Alves-ME (Real Buffet) e Laice Pereira-ME.

Acompanhado da Comissão de Saúde, Ságuas relembrou que o contrato já havia sido cancelado, mas manteve o argumento de que não há irregularidades na contratação. Segundo ele, a decisão de não contratar as empresas anula qualquer questionamento sobre o alto valor dos custos.

A Seduc pretendia organizar um curso de formação continuada para 2.100 professores estaduais. Os serviços seriam de fornecimento de almoços, jantares e coffee-breaks. “Optamos por cancelar o contrato porque entendo que tem muita coisa que é legal, moral, mas gera muito estardalhaço. Como não adquirimos nada, não temos o que temer. Pedimos o cancelamento para não prolongar o debate desnecessário”, disse o secretário.

Português vem questionando Ságuas há algum tempo. Durante a sabatina, o deputado relembrou outra denúncia, a de que há seis anos a empreiteira Poli venceu licitações na pasta. A empresa tem sede em Juína e o dono, Luiz Carlos Lóris, é irmão de Carlos Lóris, adjunto de Ságuas na Seduc. Apontou também para o excesso de luxo nos pratos elaborados pelos buffet´s.

“A empresa Poli não tem qualquer problema com certidões. Está apta. Boa parte dessas obras que ela assumiu foi licitada por prefeituras e não pela Seduc. A Poli não é a que mais venceu licitação. Temos empresas que venceram mais do que isso. Não há motivos para não vencerem, se apresentam melhor preço e atendem aos requisitos”, declarou Ságuas.

O deputado Português já apresentou as denúncias ao Ministério Público Estadual (MPE). Cabe agora ao Tribunal analisar a questão. Ságuas deve deixar a pasta em breve. Ele irá assumir a vaga do deputado federal Homero Pereira (PSD) na Câmara Federal, em Brasília. O social-democrata passa por tratamentos médicos para combater um câncer agressivo, por isso terá que deixar o cargo eletivo.

Também estiveram presentes na sabatina os deputados: Alexandre César (PT) Ezequiel Fonseca (PP), João Malheiros (PR), Emanuel Pinheiro (PR), Ademir Bruneto (PT) e Dilmar Dal´Bosco (DEM).

Comente esta notícia

francisco de arruda macanhão 14/08/2013

Desvio de verba da seduc é vergonhoso ontem o centro oeste popular publicou mais uma desse cavalhairo, desta vez o alvo não foi professores mas os alunos. lapis de cor e caderno. o povo não aguenta mais

positivo
0
negativo
0

1 comentários