Cuiabá, 12 de Outubro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
12 de Outubro de 2026

12 de Outubro de 2026, 13h:55 - A | A

POLÍTICA / NEURODIVERGENTES X DEPENDENTES

Wellington leva ao TSE processo contra Maysa Leão por vereadora dizer que ele confundiu autistas com usuários de drogas

Recurso trata de propaganda na internet; grupo questionou críticas da vereadora à fala do senador em debate

Reprodução/ Montagem

Coligação de Wellington acionou a vereadora na Justiça

Coligação de Wellington acionou a vereadora na Justiça

DO REPÓRTERMT



A coligação Coração da Gente, que apoiou Wellington Fagundes (PL) na disputa pelo Governo de Mato Grosso, levou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um recurso contra a vereadora de Cuiabá Maysa Leão (Republicanos). O processo envolve propaganda eleitoral na internet e foi distribuído ao ministro Ricardo Villas Bôas Cueva na terça-feira (6).

A movimentação foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico da última quinta-feira (8). A coligação aparece como autora do agravo, enquanto Maysa figura na outra parte do processo.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

A disputa está relacionada às críticas feitas pela vereadora à resposta de Wellington em um debate realizado em agosto. Maysa afirmou que o senador confundiu pessoas neurodivergentes com dependentes químicos.

Leia mais: Maysa Leão: É inadmissível Wellington confundir autismo com dependente químico

Conforme noticiado pelo RepórterMT, a coligação sustentou que a publicação distorcia o episódio porque a pergunta dirigida ao senador havia utilizado a expressão “neurodependentes”.

Ao examinar a representação, o juiz Marcelo Alexandre Oliveira da Silva Morgado considerou que o debate também continha a palavra “neurodivergentes” e que a manifestação de Maysa constituía uma interpretação possível dos acontecimentos. O pedido de retirada do conteúdo foi rejeitado.

A representação da coligação é diferente do pedido de direito de resposta apresentado individualmente por Wellington contra a vereadora. Embora relacionados ao mesmo episódio, são processos distintos.

 

Comente esta notícia