Cuiabá, 12 de Outubro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
12 de Outubro de 2026

12 de Outubro de 2026, 09h:09 - A | A

POLÍTICA / CONFIARAM EM PESQUISAS

Onda bolsonarista levou votos de quem acreditou que já estava eleito deputado, avalia Avallone

Reeleito com 31.035 votos, tucano analisa o impacto do movimento de direita nas urnas de Mato Grosso, destaca o crescimento do PSDB na Assembleia e aponta distorções nas pesquisas eleitorais.

Karine Arruda/ Repórter MT

O deputado estadual reeleito Carlos Avaloni (PSDB) avalia frustração de colegas com resultado das urnas

O deputado estadual reeleito Carlos Avaloni (PSDB) avalia frustração de colegas com resultado das urnas

ANA ADÉLIA JÁCOMO
KARINE ARRUDA
DO REPÓRTERMT



O deputado estadual reeleito Carlos Avallone (PSDB) avaliou o cenário das eleições gerais de Mato Grosso durante coletiva de imprensa na primeira sessão legislativa pós-pleito. Comemorando a ampliação de sua própria base e mas avaliando a redução de cadeiras do PSDB na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que elegeu dois parlamentares (ele e Chico Guarnieri) mas registrou a derrota de Juca do Guaraná, Avallone falou sobre as surpresas e reviravoltas registradas nas urnas.

Ao analisar o desempenho geral da disputa proporcional, o tucano destacou que o resultado final foi fortemente impactado por uma intensa movimentação da direita no final da campanha, fenômeno que repetiu o clima visto nas eleições municipais de 2024 em polos como Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Primavera do Leste. Segundo o parlamentar, essa onda acabou alterando a dinâmica do eleitorado e provocando erros em pesquisas de opinião.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

"Houve no final um movimento, mais ou menos como aconteceu na eleição de prefeito em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Primavera, um movimento de direita muito forte e que fez uma movimentação em todas as votações, fazendo com que pesquisas errassem bastante em alguns nomes", afirmou.

O deputado pontuou que, enquanto sua própria campanha se manteve dentro da margem projetada pelas pesquisas internas, registrando 31.035 votos, o que representou um acréscimo de cerca de 5 mil sufrágios em relação ao pleito anterior, outros nomes da chapa sentiram o impacto da migração expressiva de votos para candidatos surfando na onda bolsonarista.

Para ele, o cenário exige uma leitura profunda dos partidos sobre o recado das urnas e o comportamento do eleitor mato-grossense, que continua fortemente polarizado entre os polos ideológicos.

Veja o vídeo:

Comente esta notícia