ANA ADÉLIA JÁCOMO
A disputa pela presidência da Câmara de Cuiabá tornou-se motivo de discórdia entre o deputado federal Valtenir Pereira (PSB) e o prefeito eleito Mauro Mendes (PSB). Apesar de fazerem parte do mesmo grupo político, cada um optou por apoiar candidatos diferentes na disputa e o clima de animosidade se instalou entre eles.
Enquanto Valtenir tenta viabilizar o vereador eleito Onofre Júnior (PSB), Mendes optou por ir na contramão da própria legenda e quer Júlio Pinheiro (PTB) na reeleição, lembrando que o próximo presidente da Casa será, consequentemente, o novo vice-prefeito, visto que João Malheiros (PR) renunciou ao cargo antes mesmo de tomar posse.
Segundo Valtenir, "tomar partido" e apoiar a candidatura de Onofre é obrigação, além disso, ele acusou Mendes de estar traindo o partido. "Estou trabalhando pelo crescimento do PSB. Não sou eu que estou traindo o PSB. Entre a candidatura de Júlio Pinheiro, do PTB, e de Onofre Junior, do PSB, eu fico com Onofre que é do nosso partido", declarou o federal.
Valtenir ainda acusou Mendes de abandonar os vereadores do PSB à próprio sorte. "Eu tenho compromisso com o PSB. Desde que fui procurado pelo vereador Onofre Junior para apoiar a sua candidatura, imediatamente eu me prontifiquei a ajudá-lo. Estou no meu papel de liderança política. Não podia deixar de acolher os vereadores do PSB, Faissal Calil e Onofre Junior. Eles estavam abandonados à própria sorte".
Mauro acompanhado pelo senador Pedro Taques (PDT), e pelo deputado João Malheiros. Ao fundo, Valtenir/ RepórterMT/ Ana Adélia Jácomo
Ele afirmou que até mesmo a militância do partido está vivendo uma sensação de abandono e têm lhe procurado constantemente com o objetivo de discutir os assuntos da governabilidade. "Todos os apoiadores que ajudaram eleger o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, querem agora contribuir com as mudanças que serão feitas, mas ao que parece a militância do PSB vai ficar de fora. Ao que tudo indica, a militância só serviu para carregar piano".
A declaração de Valtenir se baseia em apurações extraoficiais que colocam o vereador Onofre como o "fiel da balança". Segundo os dados, tanto Julio Pinheiro como João Emanuel, contam com 12 votos cada um. O grupo que der a Presidência para o vereador socialista será o vencedor da Mesa Diretora.
"Se Mauro Mendes quer fazer o presidente da Câmara, é só trabalhar o nome do vereador Onofre Junior do PSB dentro do seu grupo. O PTB de Julio Pinheiro está sendo muito bem contemplado na administração Mendes", finalizou o parlamentar.