DO REPÓRTERMT
O cuiabano Rafael de Moraes Silva, de 31 anos, está entre os mortos da megaoperação policial realizada nas favelas do Rio de Janeiro nesta semana. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (31) pelo Instituto Médico Legal (IML) e pela Polícia Civil carioca, que divulgaram a lista com os nomes dos identificados. Dos 117 mortos em confrontos durante a ação, 99 já foram identificados e 89 liberados para os procedimentos de velório e sepultamento. Rafael é, até o momento, o único natural de Mato Grosso entre as vítimas.
A Operação Contenção, deflagrada na terça-feira (28), mobilizou cerca de 2,5 mil policiais nos complexos do Alemão e da Penha. O objetivo era cumprir mandados de prisão contra líderes do crime organizado e conter a expansão da facção Comando Vermelho, com atuação em diversos estados, incluindo Mato Grosso. A ofensiva terminou com 121 mortos, sendo quatro policiais e 117 civis, além de 113 presos, entre eles, 33 de outros estados e 10 adolescentes.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Conforme informações divulgadas pela Polícia Civil do Rio, 39 mortos eram de fora do estado, entre eles um de Mato Grosso, 13 do Pará, 7 do Amazonas, 6 da Bahia, 4 do Ceará, 1 da Paraíba, 4 de Goiás e 3 do Espírito Santo. Ainda segundo o levantamento, 42 possuíam mandados de prisão em aberto e 78 tinham antecedentes criminais.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp) para obter informações sobre eventuais crimes cometidos por Rafael de Moraes Silva, mas não recebeu retorno até a publicação desta matéria.

























