facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Novembro de 2025
14 de Novembro de 2025

14 de Novembro de 2025, 21h:09 - A | A

POLÍTICA / APÓS REVISÃO

Trump reduze tarifa de 10%, mas mantêm taxa extra de 40% sobre produtos do Brasil

Num primeiro momento, exportadores brasileiros tiveram dúvidas sobre o tamanho da redução

DO REPÓRTERMT



Os Estados Unidos reduziram em 10% as tarifas de importação sobre café, carne, açaí, manga e outros produtos brasileiros, segundo informou o G1 na noite desta sexta-feira (14). Essa diminuição corresponde apenas às chamadas taxas de reciprocidade, criadas pelo presidente Donald Trump em abril para países selecionados.

Apesar do alívio parcial, a tarifa adicional de 40% imposta por Trump em julho segue valendo e continuará sendo aplicada às compras de produtos do Brasil, conforme esclareceu o Ministério da Agricultura após dúvidas iniciais de exportadores.

Mais tarde, Trump afirmou que “não acredita que sejam necessários novos cortes” e justificou o movimento dizendo que “os preços do café estavam um pouco altos”. Segundo ele, a redução deve baratear o produto “em muito pouco tempo”.

Nas últimas semanas, Brasil e Estados Unidos vinham discutindo uma flexibilização mais ampla do chamado “tarifaço”, com negociações fortalecidas após o encontro entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em outubro, na Malásia.

Comente esta notícia