RAFAEL DE SOUSA
DA REDAÇÃO
O G1 nacional, que é o portal da TV Globo, publicou nesta quarta-feira (30) as promessas dos políticos durante a campanha eleitoral de 2014, entre elas estão as dos 27 governadores. De acordo com o site, o governador Pedro Taques (PSDB) cumpriu em seu primeiro ano apenas quatro das 23 promessas estipuladas em seu programa de governo e que está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio de entrevistas e debates.
A primeira missão cumprida por Taques foi a redução no número de cargos comissionados. Já no inicio de seu mandato o governador extinguiu 1.057 cargos comissionados, o que representa quase 30% dos cargos comissionados
A primeira missão cumprida por Taques foi a redução no número de cargos comissionados. Já no inicio de seu mandato o governador extinguiu 1.057 cargos comissionados, o que representa quase 30% dos cargos comissionados, porcentagem maior que o prometido durante a campanha (que era de 20%).
O tucano também construiu, ampliou e melhorou a infraestrutura das unidades educacionais em parceria com o governo federal. Segundo o portal “treze unidades já passaram por reforma geral e seis tiveram a ampliação de salas de aula. Outras 65 escolas receberam recursos emergenciais para reformas parciais. Além disso, sete novas escolas foram entregues”, aponta.
Reestruturar o sistema prisional do estado e expandir as vagas. Outra promessa que foi cumprida. Segundo o levantamento, ao menos 152 vagas foram criadas com a inauguração do Centro de Detenção Provisória em Juína.
Reestruturar o sistema prisional do estado e expandir as vagas. Outra promessa que foi cumprida. Segundo o levantamento, ao menos 152 vagas foram criadas com a inauguração do Centro de Detenção Provisória em Juína. “Em 2015, já foram iniciadas as licitações de mais duas unidades, uma em Sapezal e outa em Porto Alegre do Norte, que ofertarão mais 700 vagas, além da unidade de Várzea Grande, com capacidade para 1.008 recuperandos. O terreno onde será a última unidade que está sendo construída passa pelo processo de terraplanagem. No entanto, o estado ainda tem 10.495 detentos e apenas 6.429 vagas, ou seja, há um déficit de 4.066 vagas. A previsão, de acordo com a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), é abrir mais 2 mil vagas em 2016”, revela.
E por último, o governo divulgou de forma detalhada e clara as metodologias e dados utilizados para o cálculo da receita estimada no orçamento. Uma forma de dar mais transparência as decisões governamentais. Para isso, usou o site da Secretaria Estadual de Planejamento para informar a metodologia da Lei Orçamentária Anual (LOA) e já pode ser acessada.
Outras três promessas estão em partes cumpridas pela atual administração do Estado. Estamos falando do aumento da oferta de vagas de ensino médio nas escolas para uma cobertura integral da população-alvo. O número foi ampliado, mas a cobertura ainda não é total. Atualmente, são 152.294 alunos matriculados no ensino médio, ante 142.322 de 2014. Para 2016, o governo prevê abrir mais 56.656 vagas. A meta é atingir 208.950 alunos matriculados.
Em relação a conclusão das obras de infraestrutura da Copa do Mundo da FIFA na Grande Cuiabá, até o momento, apenas três foram concluídas. São elas: viaduto da Sefaz, duplicação da Rodovia Mário Andreazza e duplicação da Estrada da Guarita. Ainda faltam ser entregues 17 projetos previstos para a Copa do Mundo.
Aumento no número de policiais também foi outra promessa de Taques. Em 2015, não foi feito concurso, mas policiais de um concurso feito em 2014 foram convocados. Além dos 600 aprovados, em setembro o governo ainda chamou mais 740 classificados no cadastro de reserva
Aumento no número de policiais também foi outra promessa de Taques. Em 2015, não foi feito concurso, mas policiais de um concurso feito em 2014 foram convocados. Além dos 600 aprovados, em setembro o governo ainda chamou mais 740 classificados no cadastro de reserva, completando 1.340 profissionais, que atualmente participam do curso de formação. O governador promete que em 2016 terá concurso público para reforçar o setor.
PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS
Pedro Taques ainda tem três anos para concluir seu plano de governo que ainda possuem 16 promessas não cumpridas. O desafio agora é automatizar o processo de licitação e compras governamentais, reduzir os índices de evasão escolar no estado, implantar o Programa de Avaliação Institucional Estadual - Índice de Desenvolvimento da Educação em Mato Grosso. O programa de governo não fornece mais detalhes da promessa -, construir um congódromo (um espaço para a Dança do Congo, de origem africana e que faz parte do folclore mato-grossense) em Vila Bela da Santíssima Trindade, mais centros de ressocialização, mais socioeducativos, construir em Mato Grosso quatro centros de formação de atletas regionalmente distribuídos no interior do estado, atendendo aos diferentes polos regionais, entre outras. (Clique AQUI e veja outras promessas que ainda não foram cumpridas por Taques).
Com informações do G1 nacional.
evaldo corrêa 30/12/2015
"O Povo do MT tem abrir os Olhos e Cobrar . Todos nós temos Obrigações de Fiscalizar e Cobrar os nossos Politicos , afinal fomos Nós que lhes atribuimos esses Cargos Públicos . Devem ter respeitos ao Povo e no mínimo executar Todas as tarefas que lhes foram atribuìdas . As suas propostas de Governo todos podem acessá las . MatoGrosso è Um Estado Solução , e essa Transformação so assim o serás se o Governo Cumprir o que prometeu . Não è Isso Sr PedroTaques ? Feliz 2016 para Todos Nós Matogrossenses ". Evaldo Corrêa
1 comentários