ANA ADÉLIA JÁCOMO
DA REDAÇÃO
Braço-direito do governador eleito Pedro Taques (PDT) no processo de transição de Governo, o prefeito licenciado de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta (PDT), afirmou que o chefe do Executivo não irá dar continuidade na distribuição de recursos do Fethab (Fundo de Transporte e Habitação) aos municípios sem que haja uma eficiente fiscalização.
Pivetta disse que já manteve diálogos com a Fiemt (Federação das Indústrias de Mato Grosso) para que passem a fornecer anualmente estudos de desenvolvimento socioeconômico, a exemplo de sistema usado pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). A ideia é acompanhar o desenvolvimento de cada município e a atualização de metas.
“É preciso medir a eficiência da aplicação dos recursos do Fethab, o que não podemos é continuar distribuindo dinheiro para os prefeitos sem transformar em capital social ou lucro social. Esse vai ser o jeito do novo Governo administrar, com parcerias estratégicas permanentes que permitam a boa destinação dos recursos”, disse ele.
A Firjan é responsável pelo “Índice de Desenvolvimento Municipal”, um estudo nas áreas: Emprego, Renda, Educação e Saúde que possibilita determinar, com precisão, se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.
“O Estado tem que produzir lucro e capital social e se não está produzindo, está errado! Vamos ter mecanismos para medir o que a sociedade incorporou e o que o Estado desembolsou do orçamento anual. Já discutimos isso com a Fiemt e Mato Grosso há de ter um parceiro como a Fiemt, para fazer o balanço social anualmente. O Estado repassar os recursos, e é preciso que o prefeito tenha a capacidade de fazer bem feito, e o Estado fiscalizar”, completou Pivetta.
Polêmica do Fethab
Durante a campanha, Taques afirmou que iria ser rígido em relação à aplicação do Fethab. Atualmente, a administração desvia parte do dinheiro para custeio da máquina. A Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), por exemplo, recebe 30% da arrecadação. Taques deve extinguir a Secopa.
A Assembleia Legislativa aprovou no ano passado uma lei que destina 50% desses recursos para os municípios realizarem obras e serviços do Sistema de Transportes. No ano passado, o Fundo arrecadou R$ 900 milhões.
O Fethab foi criado no ano 2000, no governo Dante de Oliveira, e cobra taxas no transporte de toda produção agrícola e pecuária e tem como objetivo financiar o planejamento, execução e acompanhamento dos serviços nos setores de transporte e habitação do Estado.
Evandro Lima 19/10/2014
Á. Constituiçã Federal e a Estadual, reza: o órgãos fiscalizador da aplicação do dinheiro público, são os Tribunal de Contas da União, e os Tribunais de Contas dos Estadual, e em alguns municípios como RJ,SP,PA ,BA, CE,Go, são os Conselho de contas Muniicipais. Infelizmente isso já cheira mal.....e um novo modo de caixa 2, e desvio de recursos público,para voltar aos ocupantes do poder por via indireta. Caberá uma ação imediata por improbidade admistrativa e corrupção por partido do MPE,e sua imediata anulação pelo egregioTribunal de Justiça...tenho dito.
Pedro Paulo LIma 19/10/2014
TA ERRADO!!! QUEM TEM QUE FISCALIZAR SÃO AS PREFEITURAS A AMM (ASSOCIAÇÃO MATOGROSSENSE DOS MUNICIPIOS) A ASSOCIAÇÃO MATOGROSSENSE DOS VEREADORES... NÃO A FIEMT!!! A FIEMT É FEDERAÇÃO DAS INDUSTRIAS NÃO DAS PREFEITURAS. ESTES CARAS EM NOME DA MUDANÇA ESTÃO QUERENDO TRANSFORMAR PÃO EM PEDRA E PEDRA EM VINHO.
Jackson 18/10/2014
Cadê meu comentário?????
Jackson 18/10/2014
ATÉ AGORA NÃO ENTENDI VOTEI NO TAQUES OU NO PIVETA????? SERÁ QUE O POVO COMPROU GATO POR LEBRE???? PEDRO TAQUES O SENHOR JÁ ESTÁ COMEÇANDO ERRADO!!! Tentar fazer a fusão da secretaria de Cultura e Turismo é um passo errado em sua administração. Seu governo deve fomentar esses segmentos. O senhor deve saber bem que CONTROLAR GASTOS é uma coisa querer extinguir ou reduzir é outra, ou vamos ampliar outras culturas????? Abre o olho o povo não é BOBÓ CHEIRA CHEIRA.
OLIVEIRA CUIABANO 18/10/2014
OLHA AI GENTE MAIS UMA FORMA DE GASTAR O DINHEIRO PUBLICO E DESVIAR PORQUE A FIEMT E PRESIDIDA PELO JURANDIR MILAN, AMIGO DO PREFEITO MAURO MENDES. O RESTO E RESTO
5 comentários