FERNANDA LEITE 8h00
DA REDAÇÃO
O deputado estadual Mauro Savi (PR) denunciou a Agência Reguladora de Transporte de Mato Grosso-AGER/MT de plagiar uma consultoria no valor de R$ 8 milhões do estado do Ceará, para a aprovação na AL-MT, do novo sistema de licitação que o órgão irá operar para conceder linhas de ônibus intermunicipais.
De acordo com o parlamentar costa na documentação do projeto aprovado pela Assembleia Legislativa, no último dia 13, o timbre do governo daquele estado. "Eu estava analisando o documento quando constatei que a consultoria era idêntica a do outro estado, e foi aprovada mesmo assim", disse o parlamentar, mas evitando se aprofundar no assunto.
O RepórterMT entrou em contato com a presidente da AGER, Marcia Vandoni. Ela desmentiu o parlamentar e afirmou que o valor pago é R$ 3,6 milhões. A presidente informou que o deputado pode ter se equivocado. "Todo o trabalho, desde o projeto básico até o plano custaram menos da metade do citado pelo deputado que deve ter feito a analise de forma equivocada, creio que ele não conseguiu interpretar", disse Vandoni. Ela anunciou que os documentos estão no portal de informações da agência.
Questionada sobre o timbre citado pelo parlamentar, como sendo do Ceará, Márcia argumenta que se refere a um exemplo que a Agência pegou de outros estados, não só do Nordeste. "Pegamos vários exemplos a ser citado no relatório da consultoria, de Alagoas, Rio de Janeiro entre outros", disse.
Agora caberá o Tribunal de Contas do Estado-TCE analisar, aprovar ou reprovar as contas dos órgãos, até mesmo dos documentos citados pela presidente. A AGER, que regulamenta as linhas de transporte em MT também realizará os processos licitatórios para que os ônibus operem no estado.