Cuiabá, 31 de Outubro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
31 de Outubro de 2026

04 de Novembro de 2025, 07h:49 - A | A

POLÍTICA / SUPERSALÁRIOS

Presidente do TJMT defende "penduricalhos" no Judiciário e diz que juízes têm sobrecarga de trabalho

Desembargador José Zuquim Nogueira disse que benefícios concedidos aos magistrados são previstos em lei.

Reprodução

Presidente do TJMT defendeu "penduricalhos" de juízes.

Presidente do TJMT defendeu "penduricalhos" de juízes.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT



O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador José Zuquim, saiu em defesa dos pagamentos extras concedidos a magistrados do Estado, conhecidos popularmente como “penduricalhos”. A declaração foi feita nessa segunda-feira (3), durante um evento no Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT).

Zuquim afirmou que esses valores não devem ser considerados penduricalhos, já que possuem previsão legal. “Não existem penduricalhos. Penduricalhos são recebimentos sem previsão legal, isso é penduricalho. Tudo o que nós recebemos é previsto em lei, em normas legais”, disse o chefe do Poder Judiciário mato-grossense.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

O desembargador citou como exemplo o pagamento de férias e indenizações por férias não usufruídas, além da remuneração por acervo processual, um adicional pago a juízes que lidam com volume muito acima da média de processos. “Se a capacidade de um magistrado é de 500 processos por ano, e ele recebe dois mil, isso é uma sobrecarga. Vai se chamar de penduricalho algo que está previsto em lei?”, questionou.

A fala ocorre em meio à tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Reforma Administrativa, na Câmara dos Deputados. O texto propõe o fim de diversos benefícios do funcionalismo público, como férias superiores a 30 dias, indenizações não autorizadas pelo Legislativo e até mesmo o término da aposentadoria compulsória como forma de punição a magistrados e membros do Ministério Público, atualmente a penalidade máxima aplicada a essas carreiras.

Zuquim reconheceu que o fim da aposentadoria compulsória é um anseio social, mas evitou emitir opinião direta sobre o tema, afirmando que o debate cabe aos deputados e senadores.

O termo “penduricalho” se popularizou para designar benefícios e verbas adicionais que podem elevar os rendimentos de juízes acima do teto constitucional, atualmente de R$ 46.366,19, equivalente ao salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo o Movimento Pessoas à Frente, em 2023 apenas 0,14% dos servidores civis e militares receberam esse tipo de verba, mas no Judiciário e no Ministério Público o índice é muito maior: 93% entre magistrados e 91,4% entre membros do MP.

Enquanto o debate avança no Congresso, o presidente do STF, ministro Edson Fachin, já sinalizou oposição às mudanças propostas.

“Como presidente do Supremo Tribunal Federal, não vamos aquiescer em qualquer tipo de reforma que tolha a autonomia e a independência da magistratura brasileira”, afirmou no início do mês.

Comente esta notícia

Isabel 05/11/2025

Ninguém o obrigou a ser juiz, se acha que tem muito trabalho e não dá conta pede pra sair. Mas não, está velho e continua lá, porque será, né?

positivo
6
negativo
0

JOSE ROBERTO SPAGNOL 05/11/2025

NÃO sabe da realidade da vida. É da Turma que trabalha 3x4, três dias de trabalho e quatro de descanso, aí quer vender os dias para ser indenizado SEM PAGAR IMPOSTO DE RENDA, QUANDO UM DOS SEUS COLEGAS COMETEM CRIME E APOSENTADO, NÃO VAI PARA A CADEIA. ESSE AÍ NÃO SABE AS BESTEIRAS QUE FALA.

positivo
2
negativo
0

VALDELIR DO NASCIMENTO 05/11/2025

SOBRECARGA É OS ESCAMBAU!!!!! QUER SABER O QUE É SOBRECARGA???? 1- VÁ NA ÁREA DE SAÚDE, ESPECIALMENTE NA ENFERMAGEM E NOS TÉCNICOS. 2- VÁ NUMA PENITENCIÁRIA ONDE A NORMA É A SUPERLOTAÇÃO E O BAIXO NÚMERO DE POLICIAIS PENAIS. 3- VÁ NUMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL SIB A TUTELA DO PREFEITO. UM BANDO DE MENINOS E MENINAS SEM LIMITES, QUE LEVAM OS PROFESSORES AO STRESS NO COTIDIANO. PS: UM JUIZ NUNCA IRÁ CONSEGUIR \"FALAR\" EM 2 OU 3 MIL PROCESSOS/ANO. É SABER NOTÓRIO QUE MUITAS DECISÕES PASSAM DE LARGO. OS ESTAGIÁRIOS SÃO QUEM NORMALMENTE TRANSCREVEM NOS AUTOS. PSll: FÉRIAS DE 2 MESES, 2 RECESSOS ANUAIS, FERIADOS PROLONGADOS E OS FAMOSOS \"PONTO FACULTATIVO\". PSlll- O VALOR DO VALE ALIMENTAÇÃO DOS TJs E MPs, NORMALMENTE TEM VALOR MAIOR QUE MUITOS VENCIMENTOS DO PODER EXECUTIVO SEM CONTAR OS VENDEDORES DE SENTENÇAS. QUE O JUDICIÁRIO (TJ E MP) TOMEM VERGONHA NA CARA DE PAU. UMA BOA PORÇÃO DE \"ÓLEO DE PEROBA\" SERIA DE MUITO VALOR.

positivo
6
negativo
1

Emanuel Santana Mafra Azevedo 05/11/2025

Infelizmente no Brasil o trabalhador é penalizado, enquanto a \"Corja\" que veste toga acha que é a única que trabalha. Aumento de salário mínimo para eles pesa no orçamento, mas penduricalhos é lei. Pra frente Brasil!!!

positivo
4
negativo
0

Giovani 05/11/2025

É difícil dizer qlqr coisa que seja diferente de \"absurdo\". A casta jurídica desse Brasil só vai parar de sugar, qdo a população aprender a estudar o candidato. É ele que coloca esses imbecis, vampiros do dinheiro público, que se acham no topo da cadeia alimentar, e que sustentam o SEU funcionalismo tb com muitas benecias. É um conluio entre todos pra manter todos nas benecias ( leia-se penduricalhos) BEM argumentados como direitos adquiridos DELES. E como recorrer , se isso só pode ser feito a eles?? Muitos destes são mantidos por estarem dentro das facções dos amigos.

positivo
3
negativo
0

Ivo Francisco de figueiredo 04/11/2025

Por ai a gente com ê o judiciário como pensa o seu presidente ou melhor pensa no bolso dele e nada mais

positivo
5
negativo
0

Dalmir Sá 04/11/2025

Um trabalhador contratado para trabalhar 8 h por dia e trabalha 12h, sem direito aos intervalos legais tb deve receber penduricalhos, desembargador?

positivo
6
negativo
0

Lulu da pomerandis 04/11/2025

Mil assessores,duas férias por ano, incontáveis direitos a licença e estão Sobrecarregados?

positivo
7
negativo
0

O ATALAIA 04/11/2025

O Poder executivo é comparado ao terceiro mundo e os demais são o primeiro mundo. Podem tudo, esbanjam privilégios e primazias, extensíveis a seus servidores, e quanto os funcionários do executivo mendigam a RGA, que, quando concedida vêm acompanhada de uma verdadeira ladaínha por parte de MM, ,que acha que todos ganham acima do merecido, enquanto usa o dinheiro dos servidores para construir obras faraônicas que não atendem ao interesse público, mas às conveniências próprias e de seu grupo...

positivo
9
negativo
0

walter liz 04/11/2025

da até pena , será que o ilmo desembargador sabe o valor do salario minimo ? sera que ele sabe o que a maioria absoluta da população Brasileira faz pra ganhar 2,3 4 mil reais por mes ? povo vive em outro mundo .

positivo
9
negativo
0

10 comentários