RODRIGO MATTOS E PEDRO LOPES
UOL
Em suas entrevistas coletivas, o técnico da seleção, Carlo Ancelotti, tem sido político sobre o atacante Neymar, do Santos. Costuma dizer que ele precisaria estar atuando em bom nível físico para ser avaliado.
Nos bastidores, o treinador italiano não demonstra empolgação nem confiança na possibilidade de ter o santista na Copa-2026. Em conversas, Ancelotti já revelou a interlocutores que não vê em Neymar a capacidade de atuar de forma intensa, segundo apurou o UOL.
A comissão técnica da seleção teve acesso a dados físicos do jogador - sejam fisiológicos, seja de GPS - e percebeu que os índices estavam muito abaixo de um jogador de alto nível.
Publicamente, Ancelotti deixou claro que quer jogadores atuando com desempenho máximo físico.
"Pode ser que leve jogador que não tenha intensidade para primeiro ou segundo jogo. Que não tenha intensidade para todo o Mundial, não. Creio que precisamos jogadores fisicamente no nível top", disse o treinador italiano na última coletiva.
O treinador também não demonstra, internamente, muito simpatia por Neymar por conta da sua falta de compromisso com o futebol. Quem ouviu o técnico vê descrença na recuperação do jogador.
Perguntado diretamente sobre o santista, Ancelotti foi seco e disse que não tinha falado com ele. E ressaltou a questão da necessidade de ele estar fisicamente apto para jogar para ser avaliado.
A postura é diferente da adotada em relação a atletas como Vinicius Jr, com quem Ancelotti já trabalhou. Diante da polêmica na Espanha, quando reclamou de substituição no Real, o treinador falou com o jogador. E disse que o pedido de desculpas demonstrou seu arrependimento.
Obviamente, sempre há uma possibilidade de reversão da impressão de Ancelotti sobre Neymar. Para isso, o jogador precisaria ter uma grande recuperação física e mostrar uma evolução enorme para conseguir uma chance na última Data Fifa, em março. Mas, para ele, há ainda um outro obstáculo porque Ancelotti vê essa convocação como praticamente definitiva para a Copa-2026, isto é, pouco utilizada para testes.
















