INARA FONSECA 10h40
DA REDAÇÃO
O deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM), relator da CPI das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH's), negou nesta manhã (04) ao RepórterMT que a CPI enviará um requerimento exigindo a suspensão de quatros PCH's a serem instaladas na região do Rio Prata em Juscimeira, sul do Estado. De acordo com o democrata, a CPI deliberará apenas sobre a unidade que atingirá a Cachoeira do Prata.
"Houve um equívoco em algumas notícias veiculadas, a audiência na quinta-feira foi apenas para analisar a região da Cachoeira do Prata", explicou.
Dilmar Dal Bosco ainda esclareceu que a comissão não encontrou irregularidades nas outras três unidades que formarão o complexo hidrelétrico.
Na última quinta-feira (30), cerca de mil pessoas acompanharam a reunião de trabalho da CPI no salão do Clube Kolping e manifestaram se contrários ao empreendimento elétrico. As usinas já obtiveram licenças ambientas aprovadas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Segundo o movimento "Salve a Cachoeira do Prata", a construção da unidade na Cachoeira do Prata causaria danos para o meio ambiente e para a economia da cidade. A comissão da CPI das hidrelétricas não descartou a possibilidade de suspensão caso não haja um novo estudo.
A expectativa é que até a próxima quinta-feira (07) a CPI já tenha deliberado sobre o assunto.