facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 17 de Maio de 2024
17 de Maio de 2024

07 de Setembro de 2010, 11h:10 - A | A

POLÍTICA /

PF abre inquérito e investiga suposta compra de votos em Santo Antônio

Olhar Direto



Da Redação - Kelly Martins

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar suposta compra de votos na eleição municipal suplementar em Santo Antonio de Leverger (34 km de Cuiabá) realizada no domingo (5). A investigação teve início após a denúncia de uma eleitora à Promotoria de Justiça da cidade e encaminhada pelo Ministério Público Estadual à PF.

A denunciante afirmou ao MPE que teria recebido R$110, além de 50 litros de combustível para que votasse numa das coligações do município. O dinheiro teria sido dado em espécie e o combustível em notas de controle interno de um posto de gasolina de Santo Antônio. Ela contou que um cabo eleitoral entregou os valores numa praça pública no centro da cidade.

O dinheiro, as notas de controle interno e um CD contendo as gravações foram apreendidos e deram início ao inquérito. A PF tem até 30 dias para a conclusão das investigações e, caso a denúncia seja comprovada, os envolvidos estão sujeitos a penas que variam de reclusão de até quatro anos e multa.

Até o momento não houve prisões. Os eleitores da cidade elegeram o vereador licenciado Harrisson Ribeiro (PSDB) para o comando do município, já que o prefeito e vice eleitos, Faustino Dias Neto (DEM) e Izaías Vieira (PTB), foram cassados por compra de votos.

O tucano recebeu 49,9% dos votos válidos, o que representa 5.481 votos na eleição. Ele disputou o cargo de forma "sub judice" por ter a candidatura impugnada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e enquadrada na Lei da Ficha Limpa, que proíbe a participação na eleição de candidatos condenados em órgãos colegiados.

A segunda colocada, Maria da Glória Ribeiro Garcia, a Glorinha, obteve 5.234 dos votos e João Bendito da Silva Neto, do PDT, obteve 473 votos

Comente esta notícia