JUCIARA SANTOS
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), afirmou que o Mato Grosso é rico, mas muito pobre pela falta de industrialização dos produtos primários que o estado produz. “As pessoas se negam a falar sobre isso. Mato grosso é rico e pobre. Nós temos aqui só 30% de nossa produção industrializada. Um estado de produção primária é pobre”, avaliou. Segundo o deputado boa parte da culpa por isso é do Governo Federal. “O governo federal tem feito o papel de padrasto para nós. Os recursos para MT são muito poucos; o estado é um dos responsáveis pelos superávitis na balança comercial do país e não recebe nenhuma compensação por isso", criticou.
Os últimos dados divulgados pelo Governo Federal apontam que, foi repassado para o estado, em fevereiro de 2012, R$ 168.759.438,41. Esses recursos envolvem os repasses recebidos por área do Estado (saúde, assistencia social, educação, indústria, etc). Desde 1º de janeiro de 2012, foram R$ 324.372.414,75 destinados a MT.
Riva também criticou a Lei Kandir, que isenta do tributo ICMS os produtos e serviços destinados à exportação. “A Lei Kandir, a desoneração, arrebentou com o estado. DE que adianta ter 34% de produção primária? Eu preferiria que isso fosse zero. Falta indústria no estado”. A Lei Kandir entrou em vigor em setembro de 1996.
De acordo com o presidente da AL, todo esse problema é resultado de anos atrás. “Quando o Dante [de Oliveira] anunciava que MT crescia a 10%, ninguém cobrou. Não cresceu o número de leitos hospitalares, disso e daquilo, pra atender a demanda. O planejamento de Mato Grosso falhou”.
As críticas de Riva foram feitas durante almoço com jornalistas dos principais jornais e sites de notícias de MT, ontem (25) na Taberna Portuguesa.
Aristides da Silva Maia 27/04/2012
Reveja o teu passado seu Riva (RaIVA) se o governo é padastro, vc na AL deveria ser comparado com a história do Ali baba.
1 comentários