RENAN MARCEL

Mendes quer cidade pronta para Copa (ReporterMT)
RENAN MARCEL
Mendes quer cidade pronta para Copa (ReporterMT)
RENAN MARCEL
Restando exato um ano para o Mundial, o chefe do Executivo anunciou o plano das ações que serão desenvolvidas pelo Município com o objetivo de preparar a cidade para receber os 70 mil turistas previstos nos quatro dias de jogos.
Questionado sobre o pouco tempo que resta para “enfeitar” a cidade, Mendes diz que agora é a hora de “arregaçar as mangas e trabalhar”. Nas eleições do ano passado, quando era apenas candidato, o prefeito Mauro Mendes (PSB) disparou inúmeras vezes críticas de que a Prefeitura de Cuiabá foi ausente nas decisões e nas ações realizadas para o maior evento do planeta, deixando exclusivamente ao Governo do Estado essas funções.
“Essa crítica eu fazia quando era um cidadão comum. E é um direito do cidadão criticar. Agora eu tenho que arregaçar as mangas e trabalhar. As limitações são grandes, a burocracia é enorme na máquina pública, você não consegue dar a velocidade que gostaria. Mas acredito que dá pra fazer muita coisa ainda. Se não for grandes obras, serão obras importantes, que possam melhorar a imagem e a qualidade urbana de Cuiabá. Efetivamente temos muitas coisas pra fazer”, afirmou.
Apesar da iniciativa, Mendes não apresentou garantias efetivas de onde virão os recursos necessários para a realização do plano, já que as medidas não estão no planejamento orçamentário da Prefeitura.
“Nenhuma dessas obras está prevista no nosso orçamento, porque nada disso foi concebido em 2012. Tudo está sendo concebido agora. Evidentemente nós temos o recurso legal de remanejamento orçamentário, desde que haja disponibilidade financeira. Nós temos trabalhado para isso: melhorar a arrecadação da Prefeitura e economizar onde for possível para que possamos não só pedir parcerias dos governos estaduais e federais, mas apresentar uma contrapartida”, explicou.
No “pacote de ações para a Copa” da Prefeitura foi incluído, por exemplo, o já existente programa de reestruturação e melhoria da malha viária de Cuiabá, o “Novos Caminhos”, no qual serão investidos R$ 235 milhões para o recapeamento e asfaltamento de 450 km de ruas da Capital. O “Novos Caminhos” foi anunciado em maio e já está em operação desde fevereiro.
Além disso, a Prefeitura trabalha na conclusão do projeto de revitalização do bairro do Porto, que deve, conforme o prefeito, reintegrar a cidade a sua história. “Estamos finalizando o desenvolvimento do projeto Porto Cuiabá, que vai recuperar entre a Ponte Nova e a Ponte do Porto toda a aquela orla ali, criando uma grande e nova dimensão de espaço de lazer, reintegrando Cuiabá ao seu rio, por onde nós nascemos”, afirmou.