ANA ADÉLIA JÁCOMO/ANDRÉA HADDAD
Por 14 votos a 11, o vereador de primeiro mandato João Emanuel (PSD) foi eleito nesta terça, 1° de janeiro, presidente da Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá para o biênio 2013/214. Ele derrotou o primeiro secretário do PSB da Capital, Adilson Levante, aliado e escolhido a dedo pelo prefeito eleito Mauro Mendes, do mesmo partido, para comandar a Casa.
Com isto, o também socialista Onofre Júnior, com a candidatura frustrada, concorreu na condição de primeiro vice-presidente na chapa encabeçada pelo PSD. O peemedebista Aroldo da Açofer é o segundo vice-presidente, enquanto o tucano Maurélio Ribeiro ficou com o posto de primeiro secretário e Clovito Hugney (PTB) de segundo secretário.
Outro que lançou candidatura à reeleição, mas também foi obrigado a recuar pela unidade da base de Mendes, Júlio Pinheiro (PTB) disputou sem sucesso o cargo de primeiro secretário na chapa encabeçada por Adilson. Lídio Barbosa, o Juca do Guaraná (PTdoB), concorreu como primeiro vice-presidente, Mário Nadaf (PV) de segundo vice-presidente e Renivaldo Nascimento (PTB) de segundo secretário.
A votação foi aberta. Da tribuna, Pinheiro declarou ter desistido da reeleição diante da resistência dos colegas da base, Faissal Kallil (PSB) e Clovito, que exigiram renovação. Bastante vaiado, ele agradeceu aos apoiou e disse ter deixado a “casa arrumada” após três gestões desastrosas, numa alusão a ex-deputada estadual Chica Nunes (DEM) e ao ex-vereador cassado Lutero Ponce (PMDB). Ao declarar o voto, Pinheiro disse poupar Clovito, já que, como presidente do partido, “baixou” portaria impedindo que os representantes na Câmara deixassem de votar na legenda, se tivesse candidato próprio.
Ao também proferir o voto em João Emanuel, Lueci Ramos (PSDB) aproveitou para “rasgar elogios” a Júlio Pinheiro, que deixa a cadeira de presidente. “Tenho certeza de que você foi e continuará sendo um grande nome”, destacou.
Já Onofre disse que optou pelo grupo de João Emanuel por ser homem de palavra e sempre ter defendido a renovação arduamente. “Talvez eu tenha sido quem mais se preocupou com para que a renovação das urnas se refletisse nesta cada. Deposito toda a minha confiança nesta chapa, mas não estou sendo incoerente”. Irmão de Adilson, o vereador de primeiro mandato Oseas Machado (PSC) votou em João Emanuel.
Paulo Boscolo 02/01/2013
joao emanuel é genro de RIVA e não é o RIVA, portanto acho que renova sim !! Ou era isso ou aguentar o JP POR MAIS 2 anos. E Emanuel não ta sozinho. Tem onofre q é novo e maurelio que apesar de ter sido secretario de WS é novo no parlamento tbmm. Renovacao simmmm
Lucão do pedra 02/01/2013
Renovação?? com sogrão Riva por tras da eleição desse guri aí??? Será que tem alguma instituição desse MT
Teodorico Campos 01/01/2013
Grande mudança. Sai Júlio Pinheiro e entra Riva. Que Deus tenha piedade de nós.
3 comentários