Antonio Augusto/TSE

Governos estrangeiros orientam seus cidadãos a evitar manifestações e aglomerações durante as eleições no Brasil.
DO REPÓRTERMT
Canadá, Reino Unido, Alemanha e Irlanda emitiram alertas de segurança para seus cidadãos no Brasil diante da possibilidade de manifestações e aglomerações durante o período eleitoral. Os comunicados recomendam evitar atos políticos, acompanhar o noticiário e seguir as orientações das autoridades locais.
O primeiro turno das eleições será realizado neste domingo (4). Nas orientações oficiais aos viajantes, Alemanha e Reino Unido mencionam a possibilidade de violência em manifestações. Canadá e Irlanda alertam para atos políticos e reforço das medidas de segurança antes, durante e depois da votação.
>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!
O Ministério das Relações Exteriores da Alemanha afirma que não estão descartados protestos espontâneos e episódios de violência em diferentes regiões do Brasil. Segundo o comunicado, reuniões políticas podem provocar bloqueios, transtornos no trânsito e confrontos.
A orientação alemã inclui manter distância de manifestações e se preparar para possíveis restrições no transporte público, especialmente nas proximidades de prédios governamentais e praças.
O Reino Unido recomenda que os britânicos evitem comícios, protestos e manifestações. O governo alerta que mesmo eventos pacíficos podem se tornar conflituosos e violentos e lembra que a polícia já utilizou balas de borracha e gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes.
O comunicado britânico também orienta quem se deparar com um protesto ou se sentir desconfortável em uma multidão a deixar o local assim que houver condições de segurança.
No caso do Canadá, o aviso sobre as eleições cita a possibilidade de atos políticos, manifestações e aumento das medidas de segurança. A página canadense também reproduz o alerta dos Estados Unidos sobre a suspensão dos serviços consulares americanos.
A Irlanda incluiu recomendações semelhantes em sua orientação de viagem ao Brasil. O governo pede que seus cidadãos evitem áreas com manifestações e grandes concentrações de pessoas, acompanhem a imprensa local e obedeçam às instruções das autoridades.
Os alertas ocorrem em meio à suspensão dos serviços consulares dos Estados Unidos no Brasil, iniciada na sexta-feira (2), e ao anúncio de fechamento da Embaixada da Austrália em Brasília naquele dia. Os dois países alegaram preocupações com segurança.
Os comunicados de viagem consultados de Canadá, Reino Unido, Alemanha e Irlanda trazem recomendações aos cidadãos, sem anunciar o fechamento de suas próprias embaixadas.
Legenda: Governos estrangeiros orientam seus cidadãos a evitar manifestações e aglomerações durante as eleições no Brasil.







