facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 22 de Maio de 2024
22 de Maio de 2024

03 de Novembro de 2010, 15h:50 - A | A

POLÍTICA /

Agecopa instala primeira Câmara Temática de Meio Ambiente



DA REDAÇÃO, COM ASSESSORIA

A Agecopa (Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal) instalou hoje a Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Mato Grosso (CTMAS/MT). A câmara terá a finalidade de discutir, avaliar, propor e deliberar sobre temas relacionados à sustentabilidade ambiental dentro dos projetos prioritários que serão executados para a Copa 2014. Cuiabá foi a primeira das doze cidades-sede a instalar a câmara.

O Comitê de Responsabilidade do Governo Federal, criado para acompanhar os preparativos da Copa, estabeleceu nove Câmaras Temáticas para definição do Plano Estratégico para 2014. As câmaras, coordenadas pelo Ministério do Esporte, estão divididas em Infraestrutura, Estádios, Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Desenvolvimento Turístico, Promoção Comercial e Tecnológica, Cultura e Transparência.

A primeira a ser instalada nas cidades é a de Meio Ambiente e Sustentabilidade, cuja coordenação está a cargo do consultor do Ministério dos Esportes, Cláudio Langoni, que fez uma apresentação do sistema para os gestores da Agecopa e entidades convidadas.

"Cuiabá é a primeira cidade-sede a instalar sua Câmara regional de sustentabilidade ambiental, uma ferramenta que democratiza, organiza e coordena todas as ações voltadas para garantir a realização de uma Copa Verde nesta sede que abriga um dos mais importantes patrimônios ambientais do país, o pantanal", justificou Langoni.

Definições

Na opinião do diretor de Planejamento e presidente interino da Agecopa, Yênes Magalhães, a escolha de Cuiabá para começar a instalação das Câmaras regionais é uma deferência significativa, porque dela partirão as diretrizes e as linhas gerais que nortearão todas as outras câmaras.

"Vamos definir algumas ações prioritárias como, por exemplo, o fim do despejo de esgoto in natura no rio Cuiabá - que polui o pantanal -, a gestão adequada do lixo na Grande Cuiabá, bem como o tratamento do lixo a ser produzido durante os jogos da Copa", explicou Yenes. Também será incentivada a produção, comercialização e consumo de alimentos orgânicos, entre outras iniciativas sustentáveis que também promovem inclusão social.

O diretor de Assuntos Estratégicos da Agecopa,Yuri Bastos Jorge, lembrou que a Câmara Temática Nacional também já deliberou sobre o Projeto "Parques da Copa", cabendo a cada cidade-sede apresentar suas contribuições. A intenção é priorizar melhorias em parques federais, estaduais ou municipais, contribuindo para a definição de roteiros atrativos para atender os visitantes estrangeiros, especialmente, que valorizam muito o ecoturismo.

"Cuiabá reafirma seu pioneirismo entre as sedes, instalando esta Câmara Regional que vem ao encontro dos objetivos da Agecopa. Estamos trabalhando, desde o projeto do novo estádio até as obras de mobilidade, para fazer de Mato Grosso a sede mais ‘verde' de todas, até porque foi este diferencial ambiental que garantiu a escolha de Cuiabá. Atenderemos as expectativas da Fifa e vamos além, zerando e compensando as emissões de carbono com o plantio de árvores em vário municípios, intervindo para resolver o problema do esgoto que deságua no pantanal, implantando a coleta seletiva e a reciclagem que gerará inclusão social de famílias carentes, entre outras ações" , destacou Yuri.

Membros

A Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Mato Grosso será composta prioritariamente pela Agecopa, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), prefeituras municipais de Cuiabá e Várzea Grande, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). Outras entidades e órgãos poderão compor a Câmara após deliberação e aprovação por maioria simples das entidades acima.

Comente esta notícia