facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 27 de Novembro de 2025
27 de Novembro de 2025

27 de Novembro de 2025, 16h:10 - A | A

POLÍCIA / CERCO AO TRÁFICO

Veja nomes de integrantes de facção presos na Operação Redfall no Araguaia

As investigações revelaram que o grupo mantinha divisão de tarefas, hierarquia interna e atuação contínua em crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa, afet

DO REPÓRTERMT



Quatro integrantes de uma facção foram presos hoje (27) durante a Operação Redfall, deflagrada pela Polícia Civil para desarticular um grupo criminoso que atuava na região do Araguaia, em Mato Grosso. Foram detidos Wemerson Matheus Marques Fernandes, o “Irineu/Queixada”, 26 anos; Jadson Araújo da Silva, o “Vera Cruz”, 30 anos; Dhamael Farias Alves, o “Pele”, 28 anos; e Jhoni Araujo Bueno, 28 anos.

Ao todo, a ação cumpriu 14 ordens judiciais, sendo seis mandados de prisão preventiva e oito de busca e apreensão. Todos os investigados são apontados como membros ativos de uma facção.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

As investigações conduzidas pela 2ª Delegacia de Polícia de Barra do Garças revelaram que o grupo mantinha divisão de tarefas, hierarquia interna e atuação contínua em crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa, afetando diretamente a segurança da região.

Segundo a polícia, os criminosos exerciam funções como repasse de ordens, logística na distribuição de drogas, administração financeira e até monitoramento tático de movimentos policiais, demonstrando um elevado grau de organização.

Com base nos elementos colhidos, o Juízo da 3ª Vara Criminal de Barra do Garças decretou a prisão preventiva dos seis investigados identificados na investigação e autorizou buscas nos oito endereços ligados aos alvos.

Leia mais - Operação Redfall prende membros de facção e líderes de esquema criminoso no Araguaia

A decisão judicial apontou que o grupo operava com estrutura típica de facção, contendo funções de liderança, disciplina interna, administração e atuação operacional voltada ao tráfico de entorpecentes.

De acordo com o delegado de Barra do Garças, Matheus Soares Augusto, a Operação Redfall consolida um ciclo de atuação mais firme, estratégico e orientado à desarticulação de facções criminosas locais. “O trabalho reafirma o compromisso da unidade com a repressão qualificada ao tráfico de drogas e ao crime organizado, contribuindo para maior segurança da população. A unidade seguirá empenhada em ações contínuas e integradas, reforçando sua capacidade investigativa e ampliando o enfrentamento às organizações criminosas na região”, destacou o delegado.

Renorcrim

A operação faz parte das ações da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim). A rede reúne delegados titulares das unidades especializadas e promotores públicos dos 26 estados e Distrito Federal, e é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Diretoria de Inteligência e Operações Integradas (DIOPI) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), para traçar estratégias de inteligência voltadas ao combate duradouro à criminalidade.

Comente esta notícia