facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 27 de Novembro de 2025
27 de Novembro de 2025

27 de Novembro de 2025, 14h:56 - A | A

VARIEDADES / CONGRESSO CEREALISTAS

Ao lado de presidente da Aprofir, governador confirma Prodeic para dezembro

Presidente agradece apoio do governador Mauro Mendes, que anunciou publicação do decreto ainda em dezembro

DO REPÓRTERMT



A abertura do 3º Congresso Cerealista Brasileiro, promovido pela Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (Acebra), na manhã desta quinta-feira (26), em Chapada dos Guimarães, foi marcada por uma defesa firme da regulamentação do novo Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (PRODEIC) e por manifestações de apoio do Governo de Mato Grosso ao setor cerealista.

O presidente da Aprofir, Hugo Garcia, e o governador Mauro Mendes dividiram o palco para reafirmar o compromisso com a modernização do programa, considerada essencial para destravar investimentos, ampliar a competitividade do estado e evitar perdas bilionárias de arrecadação.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Em sua fala, Hugo Garcia abriu com leveza e objetividade, ressaltando o perfil direto do governador Mauro Mendes: “Eu não vou tomar muito tempo, governador, porque eu sei que o senhor gosta que as coisas sejam rápidas”.

Garcia lembrou ainda da experiência que teve ao assumir como deputado estadual da Assembleia Legislativa por 78 dias, período no qual conseguiu aprovar quatro leis unânimes, todas sancionadas pelo governador. Entre elas, destacou a mais emblemática para o setor, o retorno do PRODEIC voltado aos cerealistas.

“A volta do PRODEIC traz incentivo para todos os cerealistas e, principalmente, para todos os agricultores do Mato Grosso. É um ganho de todos vocês. Agradeço pela oportunidade de levantar essa bandeira e ao governador por ter entendido essa lei tão importante para o setor”, afirmou.

De acordo com Garcia, o novo PRODEIC poderá aplicar benefícios fiscais às operações com grãos produzidos e beneficiados no estado, estimulando investimentos em armazenagem e fortalecendo os clusters agroindustriais.

Durante a abertura, o governador Mauro Mendes reafirmou total apoio ao setor e informou que o decreto regulamentador do PRODEIC está na fase final de elaboração.
“O projeto de lei reativando o PRODEIC já foi aprovado e sancionado. Cobrei ali agora há pouco, no WhatsApp, o secretário de Fazenda, e ele me garantiu que até o início de dezembro estaremos publicando o decreto que vai colocar o programa em funcionamento novamente para os cerealistas”, declarou Mendes.

O governador encerrou desejando um novo ciclo de prosperidade ao setor. “Que Deus abençoe e que possamos ter um grande ano no próximo ciclo.”

Comente esta notícia