GUSTAVO CASTRO
DO REPÓRTERMT
Um professor foi denunciado pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) por envolvimento com uma organização criminosa que atuava dentro do ambiente escolar. Conforme apurado pela reportagem, trata-se de Sinei Marinho Pedroso, que à época dos fatos lecionava na Escola Estadual Mário Spinelli, em Sorriso (420 km de Cuiabá).
As investigações apontaram que Sinei se aproveitava da função de professor para aliciar estudantes, inclusive cadastrando-os junto às lideranças da facção como “lojistas” para a comercialização de drogas. Além disso, há indícios de que ele fornecia entorpecentes dentro da própria escola.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“Após o ‘cadastro’ dos adolescentes, o denunciado mantinha ascendência sobre eles, seja valendo-se de sua posição de professor, seja como ‘padrinho’ na facção, evidenciando sua liderança local”, disse o promotor de Justiça Marcelo Linhares Ferreira.
De acordo com a 5ª Promotoria Criminal de Sinop, Sinei exercia papel de liderança no grupo criminoso, utilizava arma de fogo para facilitar atividades ilegais e chegou a recrutar adolescentes para ações criminosas, incluindo o tráfico de drogas.
Leia mais - Professora é ameaçada de sequestro e tortura por alunos
Segundo o promotor, o professor não apenas integrava como também promovia uma facção criminosa, praticando delitos violentos. Ele teria autorizado adolescentes sob seu comando a aplicar um “salve” (sessão de espancamento) em outros estudantes, em razão de boatos envolvendo membros da facção.
“Ele usava as redes sociais para recrutar alunos para o Comando Vermelho, introduzindo-os no tráfico de drogas, o que é um absurdo”, destacou o promotor.
Na denúncia, o Ministério Público também pediu a manutenção da prisão preventiva de Sinei.
Eva 28/08/2025
Como este infiltrado a muitos em todos estado, não só dentro das escolas, mas, em outras instituições sociais. Que Deus guarde as crianças e adolescentes.
1 comentários