facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 19 de Maio de 2024
19 de Maio de 2024

08 de Maio de 2024, 19h:00 - A | A

POLÍCIA / PRESO DESDE 2015

Ministro do STJ soltar megatraficante "Superman Pancadão"

Ele cumpre pena de 100 anos e 11 meses na Penitenciária Central do Estado (PCE), em regime fechado, pelos crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTERMT



O ministro Ribeiro Dantas, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou pedido de habeas corpus ao megatraficante Ricardo Cosme dos Santos, conhecido como “Superman Pancadão”. O criminoso cumpre pena de 100 anos e 11 meses em regime fechado pelos crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A decisão foi assinada na segunda-feira (06) e publicada no diário do STJ dessa terça-feira (07). Ricardo Cosme está preso na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, desde 2015, quando foi alvo da Operação Hybris, da Polícia Federal.  

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Em sua decisão, Dantas explicou que um habeas corpus é medida excepcional, que só pode ser concedida quando for demonstrado que o réu está sendo submetido a ilegalidades, o que, em sede liminar, ele não verificou.

“Na espécie, sem qualquer adiantamento do mérito da demanda, não vislumbro, ao menos neste instante, a presença de pressuposto autorizativo da concessão da tutela de urgência pretendida. Assim, indefiro o pedido de liminar”, proferiu.

Operação Hybris

A operação investigou um esquema internacional de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro que movimentou mais de R$ 30 milhões.

As investigações apontaram que Ricardo movimentou, apenas no período investigado pela Polícia Federal, 3,8 toneladas de drogas, sendo que apenas 1.003 kg de cocaína chegaram a ser efetivamente apreendidos e outros 2,8 mil quilos chegaram ao seu consumidor final.

Ainda segundo a PF, a carga de drogas vinha da Bolívia, em aviões ou carros, com destino a fazendas do município Vila Bela da Santíssima Trindade (512 km a Oeste da Capital).

Comente esta notícia