VANESSA MORENO
DO REPORTÉR MT
O chileno Martín de los Santos Lehmann, de 32 anos, que foi preso na noite de quarta-feira (02), em Cuiabá, passou por audiência de custódia e foi mantido preso preventivamente. Ele está detido na Penitenciária Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande.
Martín de Los Santos estava na lista vermelha da Interpol e responde a um processo de extradição no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele é acusado de espancar um zelador de 70 anos de idade em Vitacura, no Chile, e de agredir policiais.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Pelos crimes, ele responde na Justiça chilena por lesão corporal grave contra idoso, lesão leve e ameaça contra um policial.
Desde que chegou no Brasil, ele já passou pelos estados de Santa Catarina e São Paulo. Em Mato Grosso, ele foi preso em um hotel localizado no centro de Cuiabá.
LEIA MAIS: PF prende em Cuiabá chileno procurado pela Interpol
A prisão de Martín de los Santos foi resultado de uma operação do Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI), da Polícia Federal brasileira, do Centro Integrado de Operações de Fronteira (CIOF) e da Polícia de Investigação (PDI) do Chile.
O chileno foi localizado com auxílio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Santa Catarina, que passou a monitorá-lo desde que ele desembarcou naquele estado.
Martín de los Santos Lehmann fugiu do Chile no dia 19 de junho.