facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 22 de Maio de 2024
22 de Maio de 2024

16 de Setembro de 2010, 15h:58 - A | A

POLÍCIA /

Barco de 300 anos pode ter sido usado por Bandeirantes rumo a MT

Tvca



Da Redação 

Uma embarcação que pode ter mais de 300 anos foi encontrada na semana passada em um afluente do rio Tietê, em Porto Feliz (a 100 km de São Paulo). A suspeita é que a embarcação tenha sido usada pelos bandeirantes pois era de Porto Feliz que as bandeiras partiam em direção a Cuiabá em busca de ouro.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O pescador Sidnei Aparecido de Souza contou como encontrou a embarcação. "Fui escavando, escavando. Vi que era feito pelo homem mesmo. Não sabia se era um cocho, uma canoa ou um batelão", afirmou o pescador. Batelão é uma espécie de embarcação para transportar cargas.

Desde a descoberta, funcionários da prefeitura fizeram o trabalho de retirada. Foram necessários 13 homens para limpar a área em torno da embarcação, possivelmente construída a partir de um tronco de árvore, com 8,4 metros de comprimento e duas toneladas.

O historiador Jonas Soares de Souza, de Itu (101 km de São Paulo), foi chamado para fazer uma primeira avaliação e, dependendo do que for constatado, a prefeitura adotará outras medidas para preservar a embarcação.

Comente esta notícia