Cuiabá, 15 de Setembro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
15 de Setembro de 2026

11 de Março de 2020, 08h:55 - A | A

PODERES / NOVA CONFUSÃO NA CÂMARA

Vereador vai pedir cassação de Toninho de Souza por suposta ameaça de morte contra Abílio

Parlamentar anunciou que vai protocolar o requerimento solicitando a instauração de um processo na Mesa e na Comissão de Ética, na quinta-feira (10).

Francinei Marans/Câmara de Cuiabá

Além do pedido de cassação, Diego Guimarães anunciou também que irá pedir uma investigação contra Toninho.

Além do pedido de cassação, Diego Guimarães anunciou também que irá pedir uma investigação contra Toninho.

RAFAEL MACHADO
DA REDAÇÃO



O vereador Diego Guimarães (Progressistas) anunciou, na sessão de terça-feira (10), que irá apresentar um pedido de cassação contra seu colega de Parlamento Toninho de Souza (PSD), na quinta-feira (12), à Mesa Diretora e à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Cuiabá.

Ele justificou que o pedido será baseado em uma possível ameaça que Toninho teria feito contra o vereador cassado Abílio Júnior (PSC) durante uma sessão.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

“Gostaria que essa Casa tivesse um pouco de coerência porque, de acordo com a Vossa Excelência, o vereador Abílio deveria ser cassado por, supostamente, ter feito uma calúnia contra determinados vereadores. Agora, nessa tribuna um vereador ameaçou o vereador Abílio, recentemente, o Toninho de Souza nessa tribuna usou as seguintes palavras, olhando o vereador Abílio: ‘O medo ajuda a preservar vidas’, se isso não é uma ameaça, não sei o que é”, disse.

Além do pedido de cassação, Diego anunciou também que irá pedir uma investigação contra Toninho devido a uma declaração durante a sessão extraordinária, que cassou o mandato de Abílio na última semana, que gerou revolta em milhares de pessoas que lutam contra o câncer juntamente com seus familiares.

Após ser acusado pelo então vereador Abílio de ser “pau mandado do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB)”, Toninho rebateu: “Deus condena o que o senhor traz dentro do coração, a raiva. Conheço uma pessoa que de tanta raiva teve um câncer de fígado”.

Frase infeliz e fora de contexto 

Na sessão desta terça, Toninho disse que a frase dita foi fora de contexto e infeliz e pediu desculpas. 

“Uma frase que foi usada de forma incompreendida, alguns casos politicamente maldosa, mas não vou entrar nesse mérito. Quero apenas aqui, com muitas humildade, pedir desculpas a quem não compreendeu a minha colocação, quem sentiu-se ferido em relação a isso que eu falei na sessão de sexta-feira. Falei de raiva, de ira, de rancor, de maldade, que isso poderia gerar um problema grave de saúde”, disse.

Toninho insinua que pessoas raivosas são punidas com câncer e gera revolta

 

Comente esta notícia