DA REDAÇÃO
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado, nesta quinta (27), pelo pelo Supremo Tribunal Federal, 27 anos e três meses de prisão. Bolsonaro é acusado de tentativa de golpe de estado, entre outros supostos crimes. O relator Alexandre de Moraes considera o ex-presidente líder de organização criminosa.
Serão 24 anos e 9 meses em regime fechado e mais 124 dias multa de um salário mínimo.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Por organização criminosa, Bolsonaro foi condenado a 7 anos e 7 meses de prisão. Para abolição violenta de Estado democrático de direito, são 6 anos 6 meses e mais 8 anos e 2 meses por golpe de estado. Pelo dano ao patrimônio tombado, Bolsonaro foi condenado a 2 anos e 6 meses mais 75 dias multa; por dano qualificado, 2 anos e 6 meses de reclusão. Três ministros votaram acompanhando Moraes: Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. O ministro Luiz Fux, como votou pela absolvição de Jair Bolsonaro, não se manifestou pela dosimetria da pena.
“As circunstâncias devem levar em consideração a maior reprovabilidade de sua conduta. Ele exerceu a presidência da República e, durante a ação penal, instrumentou o aparato estatal com o intuito de propagar falsas narrativas e se perpetuar no poder”, declarou Alexandre de Moraes.