facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

04 de Dezembro de 2018, 09h:57 - A | A

PODERES / "SANGRIA"

Secretário de Saúde é alvo de operação contra fraudes em contratos

Huark Douglas Correia teria contratado a ProClin, da qual ele era o representante legal, enquanto foi diretor da Empresa Cuiabana de Saúde.

MIKHAIL FAVALESSA
DA REDAÇÃO



Um escritório do secretário municipal de Saúde, Huark Douglas Correia, é um dos alvos da Operação Sangria, deflagrada pela Delegacia Especializada de Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz) na manhã desta terça-feira (04). Huark é ligado à Sociedade Mato-Grossense de Assistência Médica em Medicina Interna (ProClin), uma das empresas investigadas.

Ele teria contratado a ProClin enquanto foi diretor da Empresa Cuiabana de Saúde, que administra o Hospital São Benedito. Huark teria firmado contratos da ordem de R$ 10 milhões mesmo sendo o representante legal da ProClin no período.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A Defaz cumpre 11 mandados de busca e apreensão em endereços ligados à ProClin , à Qualycare (Serviços de Saúde e Atendimento Domiciliar LTDA) e à Prox Participações.

A medida visa apurar e juntar provas documentais para confirmar a denúncia referente a um grupo de médicos, com participação societária oculta em três empresas, na Capital e interior do Estado. As empresas teriam fraudado contratos para prestação de serviços médicos hospitalares à Prefeitura de Cuiabá e ao Governo do Estado. Os mandados foram expedidos pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá.

A procuração de Huark para representar a ProClin é de 2015. Anteriormente, o secretário negou que fosse sócio oculto da empresa ou que tivesse favorecido a ProClin. Huark afirmou que colaborou com a ProClin durante anos enquanto médico especializado em medicina intensiva, mas que já havia solicitado seu desligamento da empresa quando foi convidado para assumir o cargo na Empresa Cuiabana de Saúde, em 2017.

A contratação da empresa pelo Hospital São Benedito foi levantada pelos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, na Câmara Municipal de Cuiabá. O relatório final foi encaminhado ao Ministério Público Estadual (MPE), à Defaz e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Outro lado

A prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que está apurando as informações acerca da Operação Sangria, deflagrada pela Polícia Judiciária Civil nesta terça-feira (04). Assim que tivermos mais informações, emitiremos nota para a imprensa. A prefeitura reforça que é a maior interessada no resultado das investigações e que está à disposição para com as autoridades no que for necessário.

Leia mais:

Defaz cumpre mandados contra médicos por fraude em licitações e contratos com o Governo

Comente esta notícia