Cuiabá, 27 de Novembro de 2022
logo

29 de Setembro de 2022, 19h:00 - A | A

PODERES / ENQUETE DO REPÓRTER MT

Para 80% dos leitores, ministros do STF e TSE fazem ativismo judicial

Interpretações diferentes para os mecanismos legais de sempre são alvo de polêmica há muito tempo.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTER MT



O RepórterMT perguntou aos seus leitores se eles acreditam que as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) são movidas por ativismo judicial. A resposta não poderia ser mais clara: 80,38% dos que responderam à enquete acreditam que sim.

Para 18,68% dos leitores, não há ativismo judicial nesses tribunais. E apenas 0,94% não souberam ou não quiseram responder.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Segundo especialistas, o termo ativismo judicial surgiu após a Segunda Guerra Mundial, em que as sociedades passaram a exigir dos estados que as leis e os direitos fossem cumpridos. Coube ao Poder Judiciário interpretar essas leis de forma a definir consensos que assegurassem a harmonia entre os poderes e os fundamentos da convivência social.

Contudo, com o passar do tempo e conforme mais questões políticas foram sendo judicializadas, isso permitiu que os juízes ultrapassassem os limites expressos das leis, tornando-se na prática um segundo poder legislador.

Mas se engana quem acredita que isso fica restrito aos órgãos máximos da Justiça. Os magistrados das cortes locais veem nas decisões dos ministros do STF e da Justiça Eleitoral uma "autorização" para repetir em suas instâncias o mesmo procedimento, o que em muitos casos provoca insegurança jurídica, já que dois tribunais diferentes podem interpretar uma mesma lei de formas distintas.

É importante ressaltar que as enquetes do RepórterMT não têm caráter científico, mas são fruto de uma curiosidade jornalística de entender como o cidadão se posiciona com relação aos temas de destaque no noticiário.

enquete ativismo judicial

 

 

 

 

 

 

 

 

LEIA MAIS - Mulher sente dores em rodovia e dá à luz no meio da BR-364

Comente esta notícia

Observador 29/09/2022

Enquete do site bolsonarista, Repórter MT, revela que para 80% dos leitores e eleitores do Bolsonaro deste site...

1 comentários

1 de 1