Cuiabá, 22 de Setembro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
22 de Setembro de 2026

23 de Agosto de 2018, 17h:00 - A | A

PODERES / MENOR GASTO

Mendes promete eliminar 7 secretarias e cortar 30% dos comissionados

Entre as medidas para reduzir gastos do Governo está a extinção do Ceasa, que segundo o candidato ao Governo, não é serviço essencial.

Conexão Poder

Ex-prefeito Mauro Mendes prometeu redução dos gastos públicos caso seja eleito.

Ex-prefeito Mauro Mendes prometeu redução dos gastos públicos caso seja eleito.

MIKHAIL FAVALESSA
DA REDAÇÃO



O candidato ao Governo do Estado Mauro Mendes (DEM) prometeu uma reforma administrativa a ser feita logo no início de seu mandato, caso seja eleito em outubro. Mendes indicou que ao menos sete secretarias e 30% dos cargos comissionados devem ser extintos durante sua gestão.

Esta é a primeira vez que Mendes detalha o plano para enxugar os gastos públicos, apontados por ele como um grande problema da gestão do governador Pedro Taques (PSDB).

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

“A reforma administrativa vai ser feita, sim, nós vamos enxugar o número de secretarias, enxugar o número de órgãos. Hoje tem 23 secretarias no Estado, nós vamos reduzir a algo em torno de 15 ou 16 secretarias. É possível fazer isso. Quando eu digo que é possível, é porque eu já fiz isso. Cuiabá tinha 23 secretarias e chegou a 17 e a Prefeitura funcionou muito bem. Aí se economizou bastante coisa e nós conseguimos investir na cidade com o dinheiro que foi economizado”, disse à Rádio Jovem Pan.

“A reforma administrativa vai ser feita, sim, nós vamos enxugar o número de secretarias, enxugar o número de órgãos. Hoje tem 23 secretarias no Estado, nós vamos reduzir a algo em torno de 15 ou 16 secretarias", disse Mendes.

Mauro Mendes foi prefeito de Cuiabá entre de 2013 a 2016. Em dezembro de 2014, a Câmara Municipal de Cuiabá aprovou uma reforma administrativa enviada por ele reduzindo o número de secretarias de 18 para 15. A Lei Complementar nº 359/2014 fundiu as secretarias de Cultura, Esporte e Turismo, e também as Pastas de Governo e Comunicação. Além disso, foi extinta a Secretaria de Habitação e Assuntos Estratégicos e também duas autarquias: o Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores Públicos de Cuiabá (Cuiabá-Prev) e o Fundo Educacional de Cuiabá (Funec).

"Alguém já viu alguma palha, alguma pedra, algum tijolo assentado, uma obra, um serviço prestado para a população por esse Ceasa? Tem que cortar isso", criticou.

O ex-prefeito prometeu ainda reduzir o número de cargos comissionados e apontou que as indicações são utilizadas apenas para contemplar aliados políticos.

“Nós vamos cortar 30% dos cargos comissionados que são usados para indicação política. Já cravamos um número e vamos tentar mais, se possível. Mas 30% dos cargos comissionados, que são penduricalhos políticos, nós vamos cortar, até para ter mais critério com indicação técnica, com alguns servidores, e pessoas que possam contribuir para a administração pública”, afirmou.

Entre as estruturas a serem extintas, Mauro Mendes indicou a Central de Abastecimento do Estado de Mato Grosso (Ceasa). Para o candidato, apesar dos gastos com salários, a autarquia não produz resultados efetivos para a população.

“Vamos reduzir o número de secretarias, reduzir o número de órgãos. Por exemplo, tem um tal de Ceasa aí, que nunca fez absolutamente nada. Gasta quase R$ 200 mil por mês com folha de pagamento e eu me pergunto o que de concreto o Ceasa entregou? Tem uma estrutura de gente, tem presidente ganhando salários altos. Alguém já viu alguma palha, alguma pedra, algum tijolo assentado, uma obra, um serviço prestado para a população por esse Ceasa? Tem que cortar isso. Nós já temos um centro de distribuição atacadista lá no Distrito Industrial que a Prefeitura fez. Para que o Governo do Estado criou isso? Só para fazer penduricalho de emprego”, afirmou.

Leia mais:

Mauro diz que dá solução, mas não promete terminar o VLT; veja vídeo

Mauro: 'Desafio do próximo governo é equilibrar contas, falar diferente é conversa fiada'

 

Comente esta notícia

walacce 23/08/2018

Até parece, com o MDB do BEZERRA e do SILVAL no palanque vai ter e criar mais 10 secretarias pra essa turma mamar

positivo
0
negativo
0

1 comentários