facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 19 de Junho de 2024
19 de Junho de 2024

21 de Maio de 2024, 18h:40 - A | A

PODERES / EM BRASÍLIA

Marcha dos Municípios reúne um terço dos prefeitos de Mato Grosso

Evento é oportunidade de diálogo entre prefeitos e as lideranças no Congresso e no Governo Federal.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT



Um terço dos 141 prefeitos de Mato Grosso participa da 25ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, principal evento da agenda municipalista no Brasil, segundo o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin (MDB). Ao todo, a comitiva mato-grossense é composta atualmente por 140 pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e servidores. Esses números podem aumentar, já que o evento ocorre até a próxima quinta-feira (23).

Leonardo Bortolin destacou a importância do evento para a discussão dos temas que mais custam aos gestores municipais.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Entre eles, destacou três pontos:

- a desoneração da folha de pagamento, assim como a questão previdenciária dos municípios;

- a Reforma Tributária, que já está sendo moldada por meio de leis complementares em tramitação no Congresso;

- a distribuição dos royalties do petróleo entre as localidades produtoras do combustível e aquelas que não são produtoras.

LEIA MAIS - Leonardo Bortolin detona política arrecadatória do Governo Lula: "É de deixar o cabelo em pé"

Neste ano, o evento em Brasília conta com um stand da AMM, que funciona como ponto de encontro e de apoio para as autoridades do estado que participam do encontro. “Esse evento é muito importante para o movimento municipalista. Instalamos este espaço para receber os prefeitos e demais lideranças que vão participar de mais uma Marcha conosco. Agradecemos a presença de todos e esperamos sair dessa mobilização com muitas conquistas para os municípios de Mato Grosso e de todo o Brasil”, destacou Bortolin.

Nesta terça, houve a posse da nova diretoria da Confederação Nacional de Municípios (CNM), organizadora do evento, que é integrada pelo prefeito de Campo Novo do Parecis, Rafael Machado (PSD), como 4º vice-presidente. Além disso, o ex-presidente da AMM e ex-prefeito de Nortelândia, Neurilan Fraga (PRD), é o suplente da região Centro-Oeste no Conselho de Representantes Regionais da entidade.

Ao longo da semana será oferecida aos participantes a possibilidade de integrar salas temáticas com treinamentos, palestras e workshops. Também está previsto um encontro dos prefeitos com a bancada federal de Mato Grosso no Congresso Nacional para debater pautas relevantes para os municípios e que se encontram em tramitação no Legislativo Federal.

LEIA MAIS - Leonardo Bortolin dispara que moratória da soja atua em interesses próprios: "É controle de mercado?"

“Então estou muito feliz, Mato Grosso muito bem representado na Marcha, participação de mais e um terço dos prefeitos do estado, que tem trabalhado junto com a bancada federal e junto com a diretoria da CNM e das 27 outras diretorias estaduais para conseguirmos avançar nessas pautas que vão, sem dúvida, fortalecer os municípios brasileiros”, concluiu Bortolin.

Comente esta notícia