facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 07 de Junho de 2026
07 de Junho de 2026

12 de Maio de 2021, 14h:35 - A | A

PODERES / MODAL DA DISCÓRDIA

Kalil fecha com Mauro e conselho aprova troca do VLT para BRT em VG

A decisão foi tomada durante uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira (12), no Palácio Paiguás, em Cuiabá.

DAFFINY DELGADO
SÍLVIA DEVAUX



O prefeito de Várzea Grande Kalil Baracat (MDB) afirmou, na manhã desta quarta-feira (12), que fechou com o governador Mauro Mendes (DEM) e, agora, aprova a troca do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) pelo Bus Rapid Transit (BRT).

A aprovação da troca do modal aconteceu durante uma reunião do Conselho Deliberativo Metropolitano da Região do Vale do Rio Cuiabá – (CODEM/VRC).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

"O governador abriu a sessão para a discussão da troca do modal, eu fui o relator da matéria e devido às explicações e análises técnicas apresentadas, eu que já fui a favor do VLT , me convenci que o BRT é mais rápido e resolve um problema, principalmente para Várzea Grande que tem uma cicatriz enorme no meio da cidade, onde vidas foram ceifadas”, afirmou Baracat.

Leia também:  

Emanuel: Sem aval da prefeitura não tem obra do BRT em Cuiabá

Emanuel critica decisão do Governo do Estado em desistir do VLT

Participaram da reunião, além de Kalil e Mauro, o presidente da Câmara de vereadores de Cuiabá, Juca do Guaraná (MDB), Juarez Samaniego, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).

Representando a Prefeitura de Cuiabá, o superintendente da Secretaria de Obras Públicas,  Marcio Puga, particiou da reunião e votou contra a implantação do BRT.

Outro que também foi contrário a essa troca, Samaniego justificou que seu voto se deve ao fato de que não existe nenhum projeto pronto no executivo do BRT.

"Como representante do Crea eu fui contra a essa troca por que não houve discussão técnica, não tem projeto executivo do BRT e no início da apresentação do técnico da Sinfra, ele apresenta que lá em 2010 quando a implantação do BRT custava 454 milhões para fazer o BRT, se passaram 10 anos e ele vem com a planilha de 430 milhões, então quer dizer que nesses últimos 10 anos não teve inflação, não subiu nada então, não tem consistência o preço apresentado”, declarou.

Agora com essa decisão favorável a troca, o Governo do Estado está livre para abrir licitação para que a obra seja realizada.  

Comente esta notícia