DO REPÓRTER MT
O Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) elegeu, durante sessão administrativa ocorrida nesta quinta-feira (22), a juíza Juanita Cruz da Silva Clait Duarte para o cargo de desembargadora pelo critério de antiguidade.
Eleita por unanimidade, a magistrada ingressa na vaga deixada pela desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, que se aposentou no último dia 5, após completar 75 anos.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Disputaram a vaga os juízes Abel Balbino Guimarães, Ester Belém Nunes e Sérgio Valério, porém Juanita tem mais tempo de “casa”. Ela ingressou à magistratura em 1992.
A solenidade de posse está marcada para a próxima segunda-feira (26), às 10h, no Plenário 1 do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
A nova desembargadora definiu o momento como "coroação de uma carreira".
“É a coroação de uma carreira. São 33 anos de estudo, dedicação e respeito, à magistratura, ao Ministério Público, à advocacia e, principalmente, às partes, que são a razão da nossa existência para julgar”, disse a magistrada.
Juanita descreveu sua filosofia judicial como "julgar com as provas dos autos, mas com o sentimento daquele que busca o Judiciário, de perceber a necessidade de cada um para que possamos dar aquilo que ele precisa dentro dos princípios legais do Direito".
O desembargador Marcos Machado prestou uma homenagem à desembargadora eleita, com a leitura do texto intitulado “Não desista, agradeça!”.