facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

12 de Novembro de 2018, 07h:00 - A | A

PODERES / CRISE FINANCEIRA

Governo paga salários dos servidores sem compor a RGA

Trabalhadores ameaçam greve na terça-feira (13) caso Executivo não page o benefício; Se for pago, RGA custará R$ 13 milhões aos cofres públicos

MARCIO CAMILO
DA REDAÇÃO



O Governo do Estado pagou os salários – referente ao mês de outubro – dos servidores da ativa nesta segunda-feira (12) sem o acréscimo de 2% da Revisão Geral Anual (RGA) de 2018, conforme acordo estabelecido no ano passado entre o Executivo e o Fórum Sindical, que representa os trabalhadores.

Na sexta (9) o Governo já havia depositado os salários dos aposentados e pensionistas sem a adição da RGA.   

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) informou que preparou uma folha de pagamento suplementar para incluir o RGA nos salários dos servidores.

No entanto aguarda um parecer do Tribunal de Conta do Estado (TCE) que analisa se o Estado não irá estourar o orçamento com o repasse do benefício. Segundo a Sefaz, o pagamento da RGA vai gerar um custo de R$ 13 milhões aos cofres públicos.

Na semana passada, os servidores deram o prazo de sete dias para que o governador Pedro Taques (PSDB) resolva a situação. Caso não consiga, a categoria deve cruzar os braços na terça-feira (13). 

Decisão do TCE 

No final de setembro, o TCE, em decisão monocrática, suspendeu o pagamento da terceira parcela do RGA aos servidores do Estado. O benefício foi estabelecido em acordo entre o Governo e a categoria no ano passado e aprovado em lei pela Assembleia Legislativa, se tornando lei.

No entendimento do TCE, porém, a concessão da revisão ultrapassaria o limite prudencial de gastos com folha de pagamento, que é de 46,55% do total do orçamento.

Até o momento, o Governo pagou as parcelas da RGA de Abril e setembro referente ao ano de 2017. Agora, precisa quitar outras duas parcelas, em outubro e novembro, referente à revisão de 2018.

Leia mais

Governo paga aposentados nesta sexta e servidores na próxima segunda 

 

Comente esta notícia

alexandre 12/11/2018

Tá atrasado, nada na conta..

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1