FERNANDA VIVAS
G1
O Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu nesta quarta-feira (13) os novos presidente e vice-presidente da Corte.
Edson Fachin e Alexandre de Moraes foram escolhidos para as funções e ficarão os próximos dois anos no comando do tribunal. A posse dos dois está prevista para 29 de setembro.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Em eleição simbólica, Fachin recebeu 10 votos. Pela tradição, um ministro não vota em si mesmo. Moraes também recebeu 10 votos.
Entenda como o presidente do STF é eleito
A sucessão nos principais cargos do STF segue a ordem da antiguidade. Ou seja, pela tradição, a Presidência é ocupada pelo ministro mais antigo que ainda não ocupou o posto. O segundo mais antigo, nesse mesmo critério, passa a ser o vice.
Por isso, o atual vice-presidente, Edson Fachin, assumirá a Presidência no lugar de Luís Roberto Barroso, enquanto Moraes assumirá a vice-presidência, deixada pelo próprio Fachin.
Luiz Edson Fachin está no STF desde junho de 2015. O ministro é doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem pós-doutorado no Canadá e é autor de diversos livros e artigos publicados.
Atual presidente, Barroso parabenizou Fachin pela eleição e disse ser uma "sorte do país poder, nesta conjuntura, ter uma pessoa com a qualidade moral e intelectual" do sucessor no comando do STF.
Fachin agradeceu a "confiança" dos colegas e disse que recebe a presidência com "o sentido de missão e com a consciência de um dever a cumprir". Leia a matéria completa no G1.
ALFREDO CARVALHO 13/08/2025
Só rindo kkkkkk
1 comentários