RAFAEL DE SOUSA
DA REDAÇÃO
O prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) afirmou, na segunda-feira (23), que irá fazer uma intervenção nas obras paralisadas do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Cuiabá, até o fim deste ano, caso o Governo do Estado não encontre uma solução para retomar a construção do modal.
"Caso não seja resolvido até o fim do ano, a Prefeitura vai intervir em todas as obras que atrapalham a cidade e em relação à própria participação no processo já que foi dado praticamente uma carta branca e que foi mantida pelos os ex-prefeitos, por isso vou dar esse prazo”, declarou o prefeito.
De acordo com o prefeito, o prazo para que o Estado defina sobre o futuro da retomada das obras na Capital é até o fim do mês de dezembro.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“Está sendo dado um prazo, não para o Governo, mas para o processo. Caso não seja resolvido até o fim do ano, a Prefeitura vai intervir em todas as obras que atrapalham a cidade e em relação à própria participação no processo já que foi dado praticamente uma carta branca e que foi mantida pelos os ex-prefeitos, por isso vou dar esse prazo”, declarou o prefeito.
Emanuel argumenta que o VLT se tornou um problema para os cuiabanos, além de impedir o crescimento urbano do município.
"Já vou mandar abrir processo licitatório para plantar palmeiras imperais e ipês”, disse.
“Ele [VLT] passou a ser obstáculo ao desenvolvimento de Cuiabá. Eu queria colocar um elevador na passarela do Coxipó, mas não consegui porque a Secretaria das Cidades pediu para não fazer por causa do VLT. Quero reformar a passarela da ‘Trêscinco’ [concessionária de veículos] tenho que fazer ‘meia boca’ porque tem que passar o VLT”, argumentou.
Apesar de ainda não saber o que irá fazer com as chamadas obras da Copa, Emanuel afirmou que analisa algumas medidas.
“Se não houver uma solução eu vou retomar todas essas áreas relativas às obras do VLT e vou assumir para que a população não fique prejudicada”.
Entre as possibilidades de revitalização, o prefeito avalia plantar palmeiras em toda a extensão das Avenidas Fernando Correa da Costa e Avenida do CPA. Na Avenida Miguel Sutil serão plantados ipês.
“Agora eu vou plantar de qualquer forma porque a cidade não pode pagar o pato desse problema que se tornou o VLT. (...) Já mandei tomar diversas medidas como a retirada dos gelos baianos, pinturas de meio fio, como embelezamento e já vou mandar abrir processo licitatório para plantar palmeiras imperais e ipês”, disse.
Decisão do Governo
Em entrevista ao programa Conexão Poder, o secretário de Cidades do Estado, Wilson Santos afirmou que o governador Pedro Taques (PSDB), decide nesta semana, se as obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) serão retomadas por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) ou por uma nova licitação, na modalidade Regime Diferenciado de Contratações (RDC).
Wilson diz que irá apresentar ambas as propostas até terça-feira (24).
Quanto à possibilidade de “enterrar” o VLT e investir no BRT, o secretário afirma que a hipótese não existe.
“Não vamos jogar um bilhão de reais fora. Nós vamos retomar VLT ano que vem”, declarou.
Em ambos os projetos de retomada, será preciso no mínimo dois anos para concluir a obra, portanto o governador não consegue entregar o modal até o fim deste mandato.
Samurai 24/10/2017
Lá vem maracutaia ! Entra e sai governo , não são capazes nem de pavimentar os bairros , e já quer fazer jardim pra enganar o povo assim como fez Mauro Mendes
1 comentários