facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 05 de Julho de 2025
05 de Julho de 2025

17 de Abril de 2024, 16h:40 - A | A

PODERES / CORRIDA PELA PREFEITURA

Com apoio de Bolsonaro, irmão de Gilmar Mendes amplia vantagem na disputa em Diamantino

Chico Mendes é o único nome apoiado pelo ex-presidente que não é ligado ao Partido Liberal. 

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT



O pré-candidato a prefeito de Diamantino, Francisco Mendes (União), ampliou a vantagem que já tinha sobre os oponentes na disputa. No cenário estimulado na pesquisa divulgada pelo Instituto MT Dados, nesta quarta-feira (17), o irmão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, aparece com 59,5% das intenções de voto. Na pesquisa do mesmo instituto divulgada em outubro do ano passado, ele liderava com 42,5%. Houve, portanto, um acréscimo de 17 pontos percentuais.

Francisco Mendes foi um dos pré-candidatos que receberam apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), durante sua passagem por Mato Grosso na semana passada. Chama a atenção, contudo, que foi o único nome apoiado por Bolsonaro que não é ligado ao Partido Liberal.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

LEIA MAIS - Bolsonaro come pastel com irmão de Gilmar Mendes; veja vídeo

LEIA MAIS - Analista: “Se irmão de Gilmar Mendes for eleito, fica devendo ao ex-presidente”

O segundo candidato mais bem posicionado em Diamantino é o produtor rural Carlos Fernando Pereira (Novo), conhecido como Can, que aparece com 14,8% das intenções de voto. Na sequência aparece o atual vice-prefeito do município, Jozenil Costa Lube (PSD), conhecido como “Bodão”, com 3,2%.

Disseram que vão votar nulo ou em branco 13,3%. Outros 9,2% não sabem em que vão votar ou não responderam.

pesquisa prefeitura diamantino estimulada 1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Num cenário em que Chico Mendes enfrenta Bodão, o irmão de Gilmar Mendes lidera com 66,3% contra 5,1%. Nesse caso, os votos nulos e brancos são 19,2%. Não sabem ou não responderam 9,5%.

pesquisa prefeitura diamantino estimulada 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Num terceiro cenário, em que Chico Mendes enfrenta Can, o ex-prefeito fica com 60,7% contra 14,8%. Votos nulos e brancos somam 14,6. Não sabem ou não responderam 10%.

pesquisa prefeitura diamantino estimulada 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Num quarto cenário estimulado, dessa vez sem a presença de Chico Mendes, o candidato Can lidera a preferência do eleitor com 32,8% contra 18,9% de Bodão. Nesse caso, nulos e brancos somam 31,1%. Não sabem ou não responderam 17,2%.

pesquisa prefeitura diamantino estimulada 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na pesquisa espontânea, Chico Mendes também lidera. Nesse caso, ele aparece com 43,7% dos votos. Can vem na sequência com 8,7% seguido de Manoel Loureiro (MDB), conhecido com Manoel Loureiro, que tem 2,7%.

Em quarto lugar na pesquisa espontânea, aparece Bodão com 1%. Aparecem na pesquisa, mas com menos de 1% de intenção de votos os pré-candidatos: Levi Pedrini (MDB), Michelle Carrasco (União) e Erival Capistrano (PDT). Outros nomes somaram 1,5%. Disseram que vão votar em branco ou nulo 9,7% dos eleitores ouvidos. Não sabem em quem vão votar ou não responderam 31,8%.

O instituto MT Dados ouviu 408 eleitores, de forma presencial, entre os dias 10 e 12 de abril na cidade de Diamantino. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 08260/2024.

 

pesquisa prefeitura diamantino espontânea

 

 

Comente esta notícia