facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 16 de Setembro de 2025
16 de Setembro de 2025

19 de Outubro de 2017, 11h:53 - A | A

PODERES / CASA DOS HORRORES

Câmara analisa pedido de cassação de vereador Felipe Wellaton

Três representações contra Wellaton foram apresentadas na Câmara de Cuiabá, nesta quinta-feira (19), porém apenas uma foi acatada. As demais foram rejeitadas por falta de documentos.

CAROL SANFORD
DA REDAÇÃO



Os vereadores de Cuiabá receberam nesta quinta-feira (19) representação contra Felipe Wellaton (PV), por falta de ética no cumprimento do mandato. O documento foi lido em plenário e o presidente da Câmara Municipal, Justino Malheiros (PV), terá cinco dias para analisar se envia o processo, ou não, à Comissão de Ética, o que pode culminar na cassação do parlamentar.

"A suplementação é que foi mal feita, tirando recursos de áreas essências para fazer o repasse. Minha ação foi legal, tanto que a Justiça deferiu”, comentou Wellaton.

A representação foi assinada pelo economista Valmir Molina, que utiliza como argumento uma suposta acusação de Wellaton de que os vereadores da base aliada ao prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) teriam arquivado o pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra o gestor, após acordo de suplementação à Câmara no valor de R$ 6,7 milhões. O decreto autorizando o repasse foi assinado por Emanuel no dia seguinte à sessão que “enterrou” a CPI.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A acusação do vereador do PV consta na ação que ele protocolou e foi acatada pela Justiça para que a suplementação fosse suspensa, sob suspeita de irregularidade. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) também bloqueou o repasse com o mesmo argumento.

Outros pedidos de investigação contra Wellaton também foram protocolados na Câmara de Vereadores, mas nem chegaram a ser lidos em plenário por falta de documentação, sendo rejeitados e considerados “anônimos”.

Felipe Wellaton considerou que o pedido de cassação é uma tentativa de desviar o foco das críticas que a gestão Emanuel Pinheiro vem sofrendo, desde que o prefeito foi flagrado em vídeo recebendo propina para apoiar o ex-governador Silval Barbosa (PMDB), quando era deputado estadual.

O parlamentar também não acredita que esteja sofrendo perseguição política.

“Faz parte do mandato. Vamos cassar o vereador e desviar o foco do que está acontecendo na cidade. Estou bastante tranquilo porque não acusei nenhum vereador. A suplementação é que foi mal feita, tirando recursos de áreas essências para fazer o repasse. Minha ação foi legal, tanto que a Justiça deferiu”, comentou Wellaton.

Comente esta notícia

Renato Nogueira 19/10/2017

Esses vereadores que querem a cassação do Wellaton são malucos, só podem estar a serviço do prefeito Emanuel Pinheiro que foi flagrado em vídeo com maços de dinheiro caindo dos bolsos de seu Paletó. Aliás, pra não ser injusto, o único vereador que veio a público e disse que é contra esse absurdo de cassação foi o vereador Dilemário Alencar.

positivo
0
negativo
0

1 comentários