CAROL SANFORD
DA REDAÇÃO
O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (PSB), afirmou nesta terça-feira (30) que se o governador Pedro Taques (PSDB) não der início ao pagamento de emendas parlamentares até o mês de março, irá acionar o Executivo na Justiça.
“As emendas são um direito dos deputados e têm que ser pagas. Se não tem dinheiro, que negocie. O que não pode é falar que não vai pagar. Por isso, eu vou entrar, em nome dos deputados, com uma representação judicial para que a lei orçamentária seja cumprida”, disse Botelho.
“As emendas são um direito dos deputados e têm que ser pagas. Se não tem dinheiro, que negocie. O que não pode é falar que não vai pagar. Por isso, eu vou entrar, em nome dos deputados, com uma representação judicial para que a lei orçamentária seja cumprida”, disse Botelho, em entrevista para a Rádio Capital FM.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
O presidente do Legislativo sugeriu que Taques negocie a liberação das emendas até março. O Governo tinha firmado acordo com os parlamentares de que R$ 50 milhões do Fundo de Auxílio Financeiro de Fomento às Exportações (FEX) seriam destinados ao pagamento das indicações.
No entanto, o acordo não foi cumprido e o Executivo mencionou que a liberação de emendas só deve ocorrer se houver fluxo de caixa nos próximos meses.
“Todos os deputados estão tendo compreensão. Os poderes estão tendo compreensão das dificuldades financeiras do Estado. Se arrecadou menos, vamos discutir. Que chame os deputados e diga que não pode pagar tudo, mas que uma parte tem como garantir. Não pode, simplesmente, dizer que não tem dinheiro e não vai pagar”, declarou Botelho.
O não pagamento das emendas culminou na criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostos desvios de recursos de fundos estaduais. Deputados aliados a Taques, descontentes com a posição do Executivo, estudam a instalação de um bloco independente ao Governo.
“Usar a CPI não é legal. Mas vamos fazer valer os direitos de todos os deputados e a prerrogativa é judicializar a questão para honrar o que está no Orçamento”, pontuou o chefe do Legislativo.
Antônio Cuiabano 02/02/2018
O Estado de Mato Grosso não merece isso!!!! A que ponto chegamos!!! Hora de mudar!!!
Armindo de Figueiredo Filho Figueiredo 30/01/2018
Título da matéria >>>> ""Botelho vai processar Taques se emendas não forem pagas até março"" ORA ORA!!!!! Essa "CASA DO POVO"", não enjoa de cobrar dinheiro???? Isso é PRESSÃO?? POXA!! O Governo, só anda repassando dinheiro (duodécimo, emenda... etc e etc). Quanto à expectativa do FEX e do CONAB também, os "Servidores Públicos" também caíram nessa promessa, ou seja, após as suas liberações, o Sr. Taques iria colocar a Folha de Pagamento em DIA, ou seja, dentro do mês trabalhado. De modo, que a situação (Servidores x Assembléia) ...> ESTÃO EMPATADAS .Tá certo , que estamos saindo de uma crise generalizada..., MAS, os dois repasses já acabaram....não existe mais... AGORA, devemos salientar que a MÁ GESTÃO , tomou conta desde o inicio do mandato, desse governo, mas a AL, há de convir que , o CAIXA, já está no vermelho, pois torraram, SUMIRAM com a dinheirama (FEX E CONAB). Tanto assim, que estão catando "MILHO" para honrar a folha de janeiro , que no momento está dependendo da entrada do FLUXO de DINHEIRO no caixa. POXA!!!!..E , tem mais...... primeiramente o AL , tem que saber ... que a "PRIORIDADE" está com os pagamentos do EXECUTIVO, pois é ele que impulsiona a MÁQUINA ADMINISTRATIVA>>>>, como a de planejar, arrecadar , executar ,controlar , fiscalizar , repassar etc e etc... e por aí vai ..... ou, seja, é o "Primo Pobre", que trabalha... para sustentar os outros dois poderes LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO (primos RICOS).. que tem os MAIORES SALÁRIOS DO ESTADO. É.. ou NÃO É????? FIM DE PAPO......
ALMEIZZZ 30/01/2018
uai so mudou de opinião tão rápido e a segunda chance foi ontem se não me engano rsrsr como disse conveniência agora viu a realidade..... botelho botelho deixe de hipocrisia.
Teka Almeida 30/01/2018
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, vai acionar o DESgoverno na justiça, mas defende a reeleição e vai lutar para manter a mesma base aliada.... Esse sujeito é mesmo uma PIADA.
4 comentários