Cuiabá, 27 de Novembro de 2022
logo

23 de Novembro de 2022, 07h:48 - A | A

PODERES / COMANDO DO PARLAMENTO

Botelho comunica que não disputará Presidência da Assembleia Legislativa

O anúncio foi feito num jantar na casa de Janaina Riva, na noite de terça-feira (22).

DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTER MT



O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil) comunicou na noite de terça-feira (22), que não disputará mais a cadeira da presidência do Legislativo Estadual em 2023. O comunicado foi feito em um jantar na residência da deputada estadual Janaina Riva (MDB), em Cuiabá.

A decisão de Botelho ocorre após o parlamentar realizar uma consulta no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a possibilidade de pleitear o cargo pela 4º vez.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Em fevereiro de 2021, ele chegou a ser retirado do cargo quando o ministro do STF Alexandre de Moraes apontou ilegalidade na recondução de deputados estaduais para os mesmos cargos numa mesma legislatura e determinou que a ALMT realizasse uma nova eleição, ocasião em que Max Russi foi levado ao comando.

No entanto, Botelho voltou a ser presidente por força de revisão de liminar no Supremo Tribunal Federal. Mas o mérito do processo ainda não foi votado.

Temendo o risco de ter o mandato novamente retirado pela Justiça, Botelho decidiu não entrar na disputa.

Com o recuo, a expectativa é que o atual primeiro-secretário do Parlamento deputado Max Russi (PSB) lidere a eleição para a Mesa Diretora para o biênio 2023/2024.

Leia mais

Janaina descarta disputar presidência da Assembleia

Comente esta notícia