facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

22 de Novembro de 2022, 20h:40 - A | A

PODERES / BOTELHO FORA

Janaina descarta disputar presidência da Assembleia

Deputada Janaina Riva disse que candidato natural à presidência, em caso de impedimento de Botelho, é o primeiro-secretário, Max Russi

THAIZA ASSUNÇÃO E DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTER MT



A deputada Janaina Riva (MDB) afirmou que o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB), é o candidato natural à presidência do Parlamento, já que o atual presidente, Eduardo Botelho (União), deve ficar impedido pelo STF.

Na noite desta terça-feira (22), Botelho anunciou durante um jantar na casa de Janaina, que segue a determinação do STF.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Vamos esperar ele fazer esse anúncio lá hoje para a gente saber qual a posição que ele deve tomar. Mas, para mim não muda nada”, disse Janaina.

“[O Max] naturalmente, é o candidato mais forte num impedimento legal, vamos dizer assim, do Botelho”, acrescentou.

O STF afastou Botelho do cargo em fevereiro de 2021, quando ele foi reconduzido ao terceiro mandato consecutivo. A decisão foi tomada pelo ministro Alexandre de Moraes.

Em fevereiro deste ano, o ministro revogou a decisão e Botelho retornou ao cargo. Mas o mérito da ação ainda está pendente de julgamento no STF. 

Janaina vem criticando a falta de renovação da presidência da Mesa Diretora.

 A parlamentar chegou a colocar o nome à disposição para disputar a Presidência ou a Primeira Secretaria, mas recuou por reconhecer a preferência de Botelho e Max Russi.

“Como eu disse, todos os deputados que não sejam presidente ou secretário vão tem uma barreira para enfrentar. Enquanto o presidente e o secretário quiserem permanecer, vão permanecer”, pontuou Janaina.

Comente esta notícia