facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Junho de 2024
13 de Junho de 2024

26 de Outubro de 2022, 17h:38 - A | A

PODERES / "IMENSA CRISE INSTITUCIONAL"

Análise: Suposta fraude nas inserções pode anular eleição e justificar "terceiro turno"

Onofre Ribeiro avalia que, caso Bolsonaro seja derrotado, se não ocorrer o terceiro turno, briga será no Judiciário.

DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTER MT



Em análise ao RepórterMT, o jornalista e analista político Onofre Ribeiro aponta que o fato de o presidente Jair Bolsonaro (PL) ter tido menos inserções de propaganda eleitoral veiculadas, conforme foi reconhecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), abre o precedente para possível anulação das eleições à Presidência da República, caso Bolsonaro seja derrotado.

A suposta fraude na veiculação das inserções foi denunciada pela equipe de campanha do presidente, por meio do Ministério das Comunicações. Logo após a denúncia, o TSE exonerou um servidor que seria responsável por inserir no sistema as peças publicitárias de campanha eleitoral.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Para Onofre, o Brasil está diante de uma crise institucional, política e sujeita a um terceiro turno nas eleições presidenciais.

“Se Bolsonaro perder no segundo turno, a eleição irá para um terceiro turno, porque esse fato justifica um pedido de anulação na Justiça. Se o Tribunal Superior Eleitoral não anular a campanha, vai para o Supremo Tribunal Federal e se eles não anularem, está criada uma imensa crise institucional e o governo do Lula irá nascer sob a chancela de um governo sem legitimidade”, explicou.

“Se Bolsonaro perder no segundo turno, a eleição irá para um terceiro turno, porque esse fato justifica um pedido de anulação na Justiça.

O analista ainda destacou que, por mais que as inserções que não foram ao ar pudessem não definir as eleições, foi um erro muito grave para as eleições democráticas.

“Não que todas essas inserções que não foram ao ar, talvez não definissem a eleição, mas elas foram um erro muito grave dentro do processo de comunicação da campanha”, disse.

“A campanha, sim, é democrática, porque é uma eleição democrática. Então nós estamos vendo o início de uma enorme crise institucional, política e sujeita a um terceiro turno”, completou.

Denúncia e exoneração

Segundo a denúncia, 1.283 horas de conteúdo do candidato deixaram de ser exibidas no país, por não terem sido inseridas no sistema do TSE, para que as emissoras de rádio e TV baixassem e veiculassem.

Pouco tempo após a denúncia da suposta irregularidade, o TSE exonerou o servidor responsável por receber arquivos com as peças publicitárias das campanhas eleitorais. Entretanto, não ficou claro se o mesmo estaria envolvido com o fato denunciado.

CPI na Câmara

Na manhã desta quarta-feira, o deputado federal José Medeiros (PL) protocolou na Câmara dos Deputados um pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as fraudes no TSE.

Para o parlamentar, "isso é fraude com letra maiúscula".

Leia mais

TSE demite servidor após Bolsonaro denunciar fraude na inserção de propagandas eleitorais

Medeiros pede abertura de CPI para investigar TSE: "Isso é fraude com letra maiúscula"

Especialista sobre suposta fraude: É evidente que isso tem um impacto nas eleições

Comente esta notícia

André Gonçalves de Oliveira 26/10/2022

Eita moço apaixonado... A culpa era da urna, depois das pesquisas, agora são as inserções. Ansioso para saber quem será a próxima "vítima" que esse pessoal vai indicar, pra sustentar sua derrota. Onofre meu caro, vá até uma farmácia urgente comprar um pacote de lenço, pois pelo andar da carroagem, vcs vão precisar no próximo domingo (30/09) lá pelas 20h.

positivo
0
negativo
0

luis torres 26/10/2022

ALGUÉM AINDA ACREDITA NOS FAKE NEWS DO BOZO? TODO DIA UM FACTÓIDE PRA TENTAR GANHAR A ELEIÇÃO. MENTIRAS. ALEGAÇÕES SEM PROVAS. AS RÁDIOS ESTÃO DESMENTINDO O PINÓQUIO. MAIS UMA ARMAÇÃO PRA TENTAR GANAHR AS ELEIÇÕES. QUE POVO COVARDE. SEMPRE A MESMA ESTRATÉGIA. TENTARAM DIMINUIR AS URNAS. O SUPREMO. PRA DESVIAR O FOCO DAS RACHADINHAS. DO DINHEIRO EM BÍBLIAS. DA AVERSÃO A MULHERES. DOS 51 IMÓVEIS EM DINHEIRO VIVO. DA COVAXIM. E DO ORÇAMENTO SECRETO QUE PASSA COMO UMA "BOIADA" COMO DIRIA SALES. O BRASIL INCENDIADO PELO BOLSONARO AO PATÉTICO ARGUMENTO "DEUS (QUE É HOMOFÓBICO?) PÁTRIA (QUE PEDE PROPINA EM VACINA COM MILHARES DE PESSOAS MORRENDO?), FAMLIA (QUANDO PINTA "UM CLIMA"COM ADOLESCCENTES DE 13 ANOS??)... PERPLEXIDADE DO DISCURSO MAIS NEFASTO DA HISTÓRIA DO PAÍS...PARA ENCERRAR..O ORÇAMENTO SECRETO, SEGUNDO ANISTIA INTERNACIONAL O MAIOR ESCÂNDALO INSTITUCIONAL DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE. VEXAME.

positivo
0
negativo
0

Amarildo 26/10/2022

Quero ver a cara desse velho domingo após as 20 hrs....vou pedir pro SAMU ir pra lá....só fala merda

positivo
0
negativo
0

Gilston 26/10/2022

Onofre é bolsonalista declarado. Ele só fala mal do PT. ele almoça e janta pensando como fazer pro bolsonaro ganhar. l´num programa da noite na tv onofre demostra desespero por que o Lula demostra ganhar de novo,Onofre subestima a inteligencia do povo brasileiro. onofre fala que pesquisas é comprada que os banco quem compra.Esta questão das rádio, o Lula não tem nada haver. Lula não tem obrigação de ir lá em cada rádio e mandar o sonoplrasta ou o dono da rádio obrigar eles a tocar a fala do bozo. Se tiver que ser procesado seria os dono das rádio e não o Lula. Lula ta na dele e não pode ser projudicado por culpa dos dono de radio.

positivo
0
negativo
0

Felipe 26/10/2022

esse velhote sonha com um golpe , vista o pijama e saia de cena .

positivo
0
negativo
0

Alberto 26/10/2022

Seu desinformado, não é o TSE que envia material de campanha e nem quem fiscaliza as mais de 10.000 emissoras de rádio. O bolsonarismo, numa outra tentativa de golpe, não enviou o material. Aí, em conluio com um servidor bolsonarista do tribunal, tramaram essa sacanagem. Mas será processado, tenha certeza.

positivo
0
negativo
0

LUIS TORRES 26/10/2022

AINDA EXISTE ALGUÉM QUE ACREDITE NO BOZO E SUA TURMA DO FAKE NEWS? EU ÑAO CREIO QUE ALGUÉM POSSA DAR CREDIBILIDADE AS INVESTIDAS DELE CONTRA AS INSTITUIÇÕES...AFF CHEGA A SER PATÉTICO...TODO DIA UMA ARMAÇÃO...UMA DENÚNCIA SEM PROVAS...SEM LASTRO...UMA CONFUSÃO INSTITUCIONAL..DERAM AO PAÍS A INSTABILIDADE...A BADERNA...ATÉ AS VACINAS QUE O BRASIL SEMPRE FOI EXEMPLO ELE DEU FIM E NÃO PERCEBEM???? ATÉ O MAIS AQUILATADO PERCEBE QUE SE TRATA DE ESTRATÉGIA ELEITORAL...ALIÁS COMO SEMPRE FEZ...A FRAUDE AÍ É OUTRA...O PRESIDENTE QUE NÃO TEM ESTATURA E ESTRUTURA PARA OCUPAR O CARGO.

positivo
0
negativo
0

Fenix 26/10/2022

KKKKKK SO AQUI QUE TO VENDO ANULACAO DO SEGUNDO TURNO, POIS JA FOI COMPROVADO QUE O PL QUE NAO ENVIAVA AS PROPAGANDAS DO mito PRA RADIO..

positivo
0
negativo
0

8 comentários

1 de 1