DO REPÓRTERMT
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi aprovado, com nota 9,5, no concurso público para o cargo de professor titular do curso de direito eleitoral da Universidade de São Paulo (USP). O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (12).
Moraes já atuava como professor associado do Departamento de Direito da Universidade. Com a aprovação, ele é “promovido” para o topo da carreira acadêmica, podendo ocupar cargos administrativos de chefia na instituição.
A tese defendida pelo ministro foi intitulada "Direito eleitoral e o novo populismo digital extremista: liberdade de escolha do eleitor e a promoção da democracia". A sessão teve segurança reforçada.
O presidente da banca avisou que o que estava em avaliação era a obra acadêmica do ministro e não sua postura como juiz. Apesar disso, três dos cinco examinadores falaram da honra que sentiam por estar ali. Uma professora chegou a dizer que a atuação de Moraes tinha sido “crucial para a manutenção da democracia”.
Durante a arguição oral, Moraes disse admitiu que decisões para remover conteúdo das redes sociais poderiam levar a um aumento na popularidade dos “alvos”, mas que a medida é efetiva para impossibilitar a chegada de populistas ao poder.
Abordado pela imprensa, Moraes se recusou a falar. “Estou aqui como professor”, disse.
Andrade 13/04/2024
Veja bem, um Bolsonarista jamais teria preparo para tal feito. No máximo pedir mais 72h ou orar em frente ao quartel pedindo ajuda.
André 13/04/2024
Aí de quem ousar em reprovar o semi Deus do olimpo. Vai doutrinar geral.
Nando 13/04/2024
Esse é o Brasil
3 comentários