DO REPÓRTERMT
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), interrompeu a professora Maria Inês, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), após ela usar o pronome neutro “todes” durante uma palestra na Conferência Municipal de Saúde, realizada na manha desta quarta-feira (30). Abilio então tomou a palavra e proibiu o uso da expressão em sua gestão.
“Aqui no município, durante a nossa gestão, a gente não trabalha com pronome neutro, a gente não trabalha com doutrinação ideológica. Durante a minha gestão, não vou aceitar a manifestação em pronome neutro, não vou aceitar a doutrinação ideológica. Se a gente for fazer a discussão da saúde no município de Cuiabá, a gente vai fazer a discussão no município de Cuiabá conforme as nossas regras”, declarou o gestor.
O desentendimento ocorreu enquanto a professora, que é doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), palestrava no evento. Após o apontamento do prefeito, Maria Inês rebateu o comentário dizendo que estava defendendo os princípios de equidade e de direitos da população LGBTQIA+. Em seguida, ela se retirou do evento.
Veja vídeo:
Iza sol 05/08/2025
Abilio nem sabe o que fala! Edtou só observando os lamenolas... depois vão reclamar que é projeto do PT. Esse projeto é do PL. Totalmente contrário a ideologia petista e do projeto do governo federal. Uma pessoa morreu. Várias na fila, e hospitais particulares devendo milhões para o SUS. Mas o povo cuiabano tá às avessas. Dando tiro no próprio pé, papagaiando o que a direita domestica pra dizerem. Depois vão reclamar que não têm voz. Tenho minhas dúvidas se o povão que vota no Abílio raciocina!!! Aliás ele está militando quando nega o todes. Politizando quando quer proibir pessoas de ir e vir. Aviso: não somos escravos pra obedecer político. Quem é Abílio pra proibir? Mostra a Lei por escrito Abílio!!! Tá ditando regra? Pois agora a briga cai na sua cabeça e logo verá o resultado de seu bla bla bla
Berenice Oliveira de Assis 01/08/2025
Parabéns pela atitude!! Sim, Sim. Não, Não. O que passar disso é diabólico.
Sebastião José de Medeiros Filho 01/08/2025
Parabéns @@@!!! CUIABÁ TEM O PREFEITO QUE MERECE.AGUENTTTTTTTTA!!!!
Albino Pfeifer Neto 01/08/2025
Educação se têm de berço e ele já demostrou que não a têm em diversas ocasiões!! Ele é uma pessoa que não admite opiniões divergentes da sua e acredita que manda como quiser na Prefeitura! Abílio o Brasil não é mais uma monarquia!! Respeitar as diferenças é o princípio de qualquer governante decente!!
Glaucineia Borges 01/08/2025
Ele nao proibiu, simplesmente o foco da pauta nao era ideológico e sim sobre a saude de Cuiabá, fez o correto, parabéns prefeito.
Jonas Nolasco de Souza 01/08/2025
Nosso prefeito tem toda razão, gosto da sua maneira de administrar à nossa capital. Homem de caráter, cuiabano de raiz.‘Está Profa. gosta de meter o bedelho onde não é chamada.
Denilson 01/08/2025
Parabéns ao prefeito. Parabéns. Saúde para TODOS.
Kesso 31/07/2025
Rapaz, que lapada! Brasileiro (professores) não sabem nem o português e querem inventar moda...rsrs
Shirley 31/07/2025
Aeeeeeeeee!!! Esse é o meu PREFEITO !!!
ELEITOR 2026 31/07/2025
PARABÉNS ABILIO, VC NAO FALTOU COM EDUCAÇAO. APENAS COLOCOU O QUE É CERTO PARA \" TODOS \" !!
ALFREDO CARVALHO 31/07/2025
Esta coberto de razão prefeito Alguém tem que contestar mesmo Parabéns Abílio
Celso Souza Diniz 31/07/2025
Caracas velho, a cada vejo que o meu voto nas eleições municipais de Cuiabá, foi a melhor votação que fiz até hoje. Que bom que temos um prefeito que não está aí pra ficar bem com todo mundo, faz o certo, e correto, pronto, acabou. Parabéns Prefeito Abílio Brunini.
Edna 30/07/2025
Parabéns prefeito!!!
13 comentários