facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 06 de Setembro de 2025
06 de Setembro de 2025

06 de Setembro de 2025, 08h:31 - A | A

OPINIÃO / ALEX RUFINO

Expo Estudantil 2025: um marco para o protagonismo juvenil em Mato Grosso

ALEX RUFINO DA SILVA



A juventude mato-grossense vive um momento singular de oportunidades e de valorização de seu papel na construção do futuro. A realização da 2ª edição da Expo Estudantil, que acontece nos dias 26 e 27 de agosto na Arena Pantanal, representa mais do que um grande evento educacional: é um espaço de transformação, onde sonhos encontram caminhos e estudantes são desafiados a assumir o protagonismo de suas próprias histórias.

“A semente da ideia surgiu em 2022, quando o professor Alex Rufino da Silva atuava na EE Militar D. Pedro II – Presidente Médici e, mais tarde, já como diretor da Escola Estadual Prof. João Crisóstomo de Figueiredo (2023), no bairro Dr. Fábio II, identificou a importância de criar para os jovens um espaço de descobertas e de conexão com o futuro.” Inicialmente, foi batizada de Expo ENEM, a proposta tinha como foco principal auxiliar estudantes na preparação para o exame nacional e na escolha de uma carreira profissional. Entretanto, graças à visão estratégica do secretário de Estado de Educação, Alan Porto e do então secretário executivo da Seduc, Amauri Monge Fernandes, o projeto ganhou novas dimensões e se consolidou como uma política pública voltada à valorização da juventude: nasceu, assim, a Expo Estudantil.

Hoje, com a parceria forte do Sebrae-MT, a iniciativa se transformou em um dos maiores encontros estudantis do estado. A proposta dessa nova edição é de reunir nesses dois dias mais de 40 mil jovens, em uma verdadeira imersão no mundo das escolhas que moldam a vida adulta. Com tema “O futuro é agora”, a Expo Estudantil de 2025 busca fortalecer o protagonismo juvenil, oferecendo aos participantes acesso a teste vocacional, uma área de exposição com estandes, além de palestras sobre protagonismo, liderança, motivação, mentalidade de crescimento, educação, empreendedorismo, alta performance, autorresponsabilidade e autodisciplina.

“Sob a liderança do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a Expo Estudantil consolidou-se como um espaço de valorização do protagonismo juvenil. O objetivo é que cada estudante assuma o papel de protagonista de suas escolhas, ampliando horizontes, descobrindo oportunidades e fortalecendo a confiança em sua capacidade de transformar o futuro por meio da educação e do empreendedorismo.”

A juventude de Mato Grosso precisa de estímulos concretos, de políticas que mostrem que suas vozes e aspirações sejam ouvidas. A Expo Estudantil 2025 não é apenas uma feira de carreiras: é um movimento de fortalecimento da identidade estudantil, de incentivo à inovação e de construção de projetos de vida.

Num tempo em que os desafios do mercado de trabalho exigem cada vez mais qualificação, criatividade e espírito empreendedor, eventos como esse se tornam fundamentais. Eles não apenas orientam, empoderam a juventude, mas também inspiram. A Arena Pantanal, palco de tantas conquistas esportivas, será, durante dois dias, palco de conquistas pessoais e coletivas de milhares de jovens que se preparam para escrever os próximos capítulos de suas trajetórias. A Expo Estudantil confirma que oportunidades, orientação e estímulo ao protagonismo são essenciais para preparar jovens confiantes e preparados para os desafios do século XXI.

Mais do que uma política pública bem-sucedida, a Expo Estudantil é um símbolo de que acreditar no jovem é acreditar no futuro de Mato Grosso.

Alex Rufino da Silva, Professor, Gestor Educacional e Jornalista.

 

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia