DA REDAÇÃO
O tão esperado Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) chegou no Porto Seco de Cuiabá na manhã desta quarta-feira (6). Por questões burocráticas, os vagões ainda não serão apresentados à sociedade, já que há necessidade de liberação de alguns documentos. Além disso, o modal está envelopado de fábrica e só será transladado para Várzea Grande amanhã.
Seu armazenamento será no pátio de operações do VLT, localizado em frente ao Aeroporto Marechal Rondon. Segundo informações da assessoria da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), o governador Silval Barbosa irá realizar uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (7) para apresentar o VLT. O horário ainda será definido pela equipe de Governo.
Por se tratar de um produto de alta tecnologia, o transporte demandou uma estratégia logística arrojada. A fabricação dos trens, bem como o processo de importação da Espanha (desde a fábrica de Bilbao) para o Brasil (ao Porto Seco de Cuiabá e depois ao pátio de operações do VLT) é feito pela CAF Brasil, uma das empresas que compõem o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande.
Em decorrência do complexo procedimento – devido ao tipo de produto - a importação dos VLTs para Cuiabá exigiu a contratação de uma empresa especializada. Foi contratada a Mac Logistic, especializada em logística integrada e carga projeto com 28 anos de mercado. A empresa elaborou todo o plano logístico e também é responsável pela execução do mesmo.