facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

04 de Novembro de 2013, 08h:30 - A | A

OBRAS DA COPA / FORA DOS TRILHOS

Seis subestações de energia do VLT não sairam do papel

A Cemat afirmou que não recebeu os projetos elétricos dessas subestações para análise e aprovação.

ANA ADÉLIA JÁCOMO
DA REDAÇÃO



Esta semana o governador Silval Barbosa (PMDB) começou a inaugurar algumas das 56 obras da Copa do Mundo. Foram cinco no total, a Ponte Benedito de Figueiredo, duas pontes sobre o Rio Coxipó, prolongamento da Rua dos Eucaliptos e Avenida Quidauguro.

Além dessas, a construção de linhas de energia que atenderão ao VLT e a Arena Pantanal, em Cuiabá, bem como em outras obras da Copa, estão em funcionamento. No caso do VLT, está prevista a construção de 12 linhas de alta tensão (alimentadores) para atender a seis subestações de energia.

O custo das linhas é de R$ 3,9 milhões e a Cemat é responsável por 88% do investimento (R$ 3,4 milhões). O restante será pago pelo Estado. As obras começam em dezembro – e o prazo para a execução das linhas é março de 2014, antes da previsão de energização do VLT.

SUBESTAÇÕES PARA O VLT

Com relação às seis subestações de energia previstas para atender ao VLT, trata-se de obras particulares. A distribuidora afirmou que não recebeu os projetos elétricos dessas subestações para análise e aprovação.

Já no caso do atendimento à Arena Pantanal, a Cemat concluiu um dos alimentadores - que sai da subestação Cidade Alta - sem custos ao Governo do Estado. Uma segunda linha será construída para atendimento exclusivo ao estádio, por exigência da Fifa, saindo da subestação Cristo Rei, com participação financeira da Secopa.

O contrato para a execução da segunda linha foi assinado pela Secopa em junho deste ano, com previsão de término das obras até dezembro. As obras seguem de acordo com o prazo contratado.

Outras obras que já foram concluídas, como: as linhas de alta tensão na Nova Várzea Grande (concluídas em março deste ano) e ampliação da subestação Várzea Grande (em andamento e dentro do prazo de conclusão, que é dezembro de 2013.

MODAL EMPACADO

O governador Silval Barbosa já admitiu que apenas um trecho do VLT fica pronto para a Copa. Serão implantados apenas o parte do Eixo 1, que vai da Avenida do CPA até o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande. No entanto, a probabilidade é que a linha seja implantada a partir do bairro Porto, com destino ao Aeroporto.

Atualizada em 05/11/2013 às 14:28h

O OUTRO LADO

Em nota, a Rede Cemat reiterou nesta terça-feira (5) a informação de que ainda não recebeu os projetos elétricos para aprovação. "Em relação às subestações de energia que atenderão ao VLT, a Cemat informou que: “Com relação às seis subestações de energia previstas para atender ao VLT, trata-se de obras particulares, cuja execução não é reponsabilidade da Cemat. A distribuidora ainda não recebeu os projetos elétricos dessas subestações para análise e aprovação.” Em momento algum a empresa disse que as obras não saíram do papel, conforme informado no título: Seis subestações de energia do VLT não "saíram do papel", diz Cemat. Dissemos somente que não recebemos os projetos para análise e aprovação".




Comente esta notícia