DA REDAÇÂO
A FIFA e o Comitê Organizador Local (COL) fizeram uma avaliação geral das 12 sedes do Mundial na primeira semana de Copa do Mundo no Brasil. O resultado surpreendeu.
Apontada no início do ano como sede a ser cortada, a Arena da Baixada, em Curitiba figura como a sede que melhor operou nos jogos. A cidade de São Paulo figura como melhor na operação fora do estádio (transporte e segurança).
Segurança, aliás, foi o ponto fraco de Cuiabá, apontado pela FIFA. Somente nos quatro primeiros dias de Copa, a cidade registrou 12 furtos, 3 extravios de documentos, 1 uso ilícito de drogas, 3 roubos. Entre as comunicações de furtos, a maioria, foi para ingressos, documentos e objetos.
No Fan Fest foram 10 ocorrências, sendo 3 extravio de documentos, 2 furtos, 1 preservação de direito, 3 outros e 1 registro de moeda falsa feito por um chileno que procurou a Delegacia para entregar uma nota de R$ 50,00 que teria recebido no Fan Fest.
Outros cassos relatados, apontam um falso estupro de uma americana, que bebeu demais e diz ter acordado com um homem em cima dela e uma tentativa de estupro, mas por parte de um chileno, contra uma cuiabana. Um chileno também foi preso após agredir o dono de um motel em Várzea Grande. Helicópteros do Exército e da PM fazem patrulhamento pelo ar, enquanto que tropas federais e blindados do Exército fazem a vigilância em terra.
A segurança do estádio foi duramente criticada e classificada como “inadmissível” pelo Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo, na primeira partida – entre Chile e Austrália –, quando rojões foram disparados por torcedores do setor Leste e garrafas e latas de bebidas foram vistas dentro do estádio.
Em mobilidade urbana, que muitos acharam que Cuiabá seria uma das sedes reprovadas, isso não aconteceu. A pior avaliação em mobilidade ficou com a cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte.
A análise dos cartolas também detonou o atendimento nos bares, restaurantes e lanchonetes dentro das arenas. Sem exceção, a Fifa criticou a falta de bebidas e alimentos durante as partidas, inclusive na abertura da Copa.
Nilson Antonio Batista 26/06/2014
O governador fez uma avaliação positiva da copa em Cuiabá... Positiva para quem??? Positiva para a FIFA que arrecadou bastante com os ingressos, pois a presença do torcedor na Arena foi Boa. Em dois jogos que fui tinha mais de 40.000 em cada um deles, mas se a avaliação positiva for só com base na presença de torcedores na arena estamos muito mal de Governador e secretários que não conseguem avaliar o que é realmente um resultado positivo. O governador deveria falar em números, mas não só número de torcedores. Pelo que se sabe o torcedor só veio a Cuiabá para assistir aos jogos. Logo, para o turismo a copa foi um fiasco. Para as pessoas que esperavam alugar seus imóveis no programa cama e café a copa foi um fiasco. Para a ramo de hotelaria creio que tiveram umas duas semanas de casa cheia, mas é só porque não acredito em legado para turismo. Foram contratado 250 milhões de dívida para financiar infraestrutura de turismo e eu pergunto aonde foi enfiado esse dinheiro. Então, me desculpa Senhor Governador, mas a copa só foi para para o Senhor e alguns poucos por ai.
juvelina 18/06/2014
Não concordo porque se tem um lugar mais tranquilo e nosso cuiaba viajo muito e vejo esses lugares muito pior que aqui,,,,
2 comentários