facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 05 de Dezembro de 2024
05 de Dezembro de 2024

27 de Novembro de 2013, 08h:57 - A | A

OBRAS DA COPA / MOBILIDADE URBANA

Construção do Viaduto da UFMT entra na fase de acabamento

Trabalhadores executam o pavimento do viaduto, que na sequência receberá sinalização horizontal e vertical, além da iluminação

ASSESSORIA
DA REDAÇÃO



O Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande está concluindo a pavimentação asfáltica do viaduto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A colocação do pavimento está sendo feita em duas etapas, sendo a primeira com uma camada de cinco centímetros de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). A outra, da mesma altura, será aplicada na sequência. Após o asfaltamento terão início as atividades de sinalização horizontal, vertical, e iluminação.

Paralelo aos trabalhos de pavimentação sobre o viaduto, estão em execução o encabeçamento da estrutura com compactação do solo e aplicação da massa asfáltica, além da construção do guarda-corpo, que garantirá a segurança dos pedestres que forem caminhar sobre o viaduto. Também estão sendo feitos os acabamentos nos pilares da estrutura, com lixamento e pintura.

Para a realização das atividades dessa última etapa da construção, o Consórcio VLT mobiliza cerca de 75 trabalhadores, que estão atuando nos turnos diurno e noturno.

Como se trata de um viaduto rodoferroviário, as atividades estão concentradas para a liberação do tráfego de automóveis, por parte da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa). A segunda fase de conclusão da obra será para instalação dos trilhos da via permanente, na faixa central do viaduto, por onde passará o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Andamento da obra - Atualmente, estão concluídas as fases de estrutura, fundação, mesoestrutura e superestrutura. Avançando na terceira fase de construção do viaduto, o Consórcio VLT concluiu a concretagem das lajes de transição e guarda-roda, e iniciou o pavimento, para posterior acabamento com sinalização e iluminação.

As obras do viaduto rodoferroviário da UFMT começaram em outubro do ano passado. O elevado terá 428 metros e está sendo construído sobre os entroncamentos das avenidas Brasília, Tancredo Neves e a via de acesso ao campus da UFMT. Será constituído de duas faixas de circulação por sentido para o tráfego geral e a via permanente do VLT. Sob o viaduto haverá pistas marginais e uma rotatória para acesso às avenidas adjacentes.

Comente esta notícia